Espalhe!
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • Bate Papo 0
    Paola Zanon

    19 de Junho de 2024 postado por Paola Zanon

    nba_teoria_crava_sucesso_do_lakers_apos_titulo_do_celtics

    Maior rival do Lakers, o Boston Celtics conquistou seu 18º título da NBA na última segunda-feira (17), tornando-se o maior campeão da liga mais uma vez.

    Apesar do fato de sermos ultrapassados por nosso algoz, essa não é necessariamente uma notícia ruim.

    Acontece que em quatro dessas agora 18 vezes que o Celtics se consagrou campeão, o Lakers levou o título no ano seguinte — e coincidentemente, isso se sucedeu nos últimos quatro títulos de Boston antes de 2024.

    A primeira vez foi quando o time celta levou o campeonato de 1981, o primeiro da era Larry Bird. Mas em Los Angeles, o começo dos anos 1980 marcou também o começo do Showtime.

    O elenco com Magic Johnson, James Worthy e Kareem Abdul-Jabbar conquistou o anel da liga no ano seguinte.

    Já em 1984, os rivais se encontraram nas Finais da NBA também com uma rivalidade em quadra: Larry Bird x Magic Johnson, que foram rivais durante os tempos de basquete universitário. Os celtas levaram a melhor.

    No ano seguinte, as Finais da liga foram marcadas pela revanche entre as duas equipes, mas desta vez, com o nosso Lakers se consagrando campeão.

    Em 1986, no entanto, o título voltou para as mãos da franquia de Boston quando o time de Los Angeles perdeu as Finais de Conferência para o Houston Rockets.

    Mas mais uma vez, no ano seguinte de um título celta, o Lakers voltou às Finais da NBA e foi novamente campeão, justo em cima de Boston, que entraria em um jejum de 22 anos sem vencer um campeonato.

    Rivalidade volta aos holofotes em 2008

    O Boston Celtics só voltou a uma final de NBA em 2008, quando o nosso Lakers já estava quase alcançando seu número de títulos — a contagem estava em 16 a 14 para o time do Leste.

    E a final, novamente, foi contra o Los Angeles, que já estava na era de Shaquille O'Neal e Kobe Bryant. Já em Boston, quem comandava a equipe em quadra eram Paul Pierce, Ray Allen e Kevin Garnett — e esse Big-3, mais uma vez, levou a melhor sobre o Lakers.

    O novo título do Lakers, no entanto, não demorou a vir: a franquia foi novamente às Finais da NBA e conquistou o campeonato pela 15ª vez.

    Essa foi a última vez que o time de Los Angeles venceu um título no ano seguinte ao título de Boston. Mas o título de 2008 havia sido o último do Celtics — até agora.

    Fala aí!