03 de Junho de 2024 postado por Renato Campos
É difícil acreditar que o jogador do Jazz, Lauri Markkanen, tenha sido trocado três vezes durante sua carreira, e que o Lakers nunca tenha se envolvido – nem mesmo como um time interessado – em nenhuma dessas transações.
Quando o Bulls negociou Markkanen pela primeira vez, o retorno foi relativamente modesto. O time de Chicago conseguiu duas escolhas de segunda rodada e Derrick Jones Jr. em uma troca sign-and-trade com o Cavs e Blazers, mas principalmente se o time se livrou da responsabilidade de pagar o jogador, que havia se lesionado frequentemente e decepcionado.
Ele foi de Cleveland para Utah após um ano, mas o retorno desta vez foi melhor – ele foi incluído em um pacote com Collin Sexton, Ochai Agbaji e três escolhas de primeira rodada, além de duas trocas de escolha, pelo armador Donovan Mitchell.
Entrando no último ano de seu contrato atual com o Jazz, é possível que Markkanen possa ser negociado novamente.
Agora, é possível que o Lakers se envolva.
"Eles vão ouvir propostas", disse um executivo da Conferência Oeste. "Eles sempre ouvem. A reputação de Danny é exagerada. Ele quer um time campeão, quer fazer o que Sam Presti fez em Oklahoma City. Ele sabe que ainda está longe disso. Eles serão duros e o preço será alto, mas é assim que deve ser."
O que Markkanen traz para a mesa
A dificuldade de Markkanen em se manter saudável não mudou muito desde seus dias em Chicago (ele perdeu 43 jogos nas últimas duas temporadas), mas sua produção disparou. Ele foi um All-Star em 2022-23 com 25,6 pontos e 8,6 rebotes, e confirmou isso com 23,2 pontos e 8,2 rebotes na última temporada.
Ele arremessou 39,1% da linha de três pontos em 2022-23 e 39,9% no ano passado. Jogadores ativos, produtivos e com sua altura que sabem arremessar assim, são peças raras. Colocar um grande arremessador como esse ao lado de Anthony Davis é o que um GM chama de "cenário dos sonhos."
Mas Markkanen será um sonho para quase todos times da NBA nesta offseason.
"Há alguns times que, quando você olha para o que pode trazer, mostra que o jogador será o alvo dos sonhos deles", disse o GM. "O Lakers, você consegue um cara como ele com Anthony Davis, e isso é perfeito para ambos. O Knicks adoraria tê-lo. O Heat, também, colocá-lo com Bam (Adebayo) e essa é a dupla que você quer construir em torno, você pode enviar Jimmy (Butler) para onde ele quiser.
"Apenas o aspecto de espaçamento de quadra, é tão valioso. Ele poderia facilitar as coisas para suas estrelas."
A melhor oferta do Lakers pode não ser boa o suficiente
Então, qual é o problema? Bem, o Lakers não é o único time que poderia tentar negociar por Markkanen. O time pode oferecer bons jogadores de apoio e futuras escolhas, mas após o draft deste ano, o Lakers não pode trocar uma escolha de primeira rodada até 2029, e pode oferecer essa escolha junto com sua escolha de 2031.
Outros times terão ofertas melhores, com escolhas mais cobiçadas indo para Utah. Ou o Jazz pode adiar a troca de Markkanen e, em vez disso, estender seu contrato, dando-lhe o que o executivo disse que seria "um pouco menos que (Domantas) Sabonis", que recebeu quatro anos e $187 milhões em uma extensão há um ano.
Quatro anos e $175 milhões para Markkanen, disse o executivo, era uma boa projeção.
"O problema para o Lakers, é que a melhor oferta será Rui (Hachimura) e Austin Reaves e duas escolhas de primeira rodada, digamos. Bem, se eu sou Oklahoma City, posso superar isso. Se eu sou Houston, posso superar isso. O Warriors pode superar – é uma longa lista," disse o GM.
"Então, a única maneira disso acontecer é talvez outros times se preocupar com seu histórico de lesões e o Lakers estar ali com a melhor oferta. Se Utah souber que não vai estender seu contrato, você teria que considerar isso. Eu acho que o time vai estender, mas ainda assim, você tem que considerar."