27 de Julho de 2024 postado por Paola Zanon
A seleção masculina de basquete do Brasil está de volta aos Jogos Olímpicos depois de oito anos e faz sua estreia neste sábado (27), contra a França, anfitriã da edição de 2024.
A classificação foi bastante sofrida; depois de não conseguir uma vaga através da Copa do Mundo em 2023, os brasileiros tiveram que passar pelo pré-olímpico da Letônia, enfrentando outras seis seleções e saindo campeões.
Alguns nomes da seleção, inclusive, já são conhecidos da NBA: Gui Santos, do Golden State Warriors, e Mãozinha, que teve um contrato "relâmpago" de 20 dias com o Memphis Grizzlies na última temporada.
Outros nomes, por sua vez, poderiam até fazer parte do elenco do Los Angeles Lakers —a começar pelo próprio Mãozinha.
Já habituado com as regras da NBA, que são bem diferentes da FIBA, João Marcello Pereira atua como ala-pivô e seria um bom candidato à dupla com Anthony Davis no garrafão.
Além disso, o ex-Grizzlies também tem um bom jogo ofensivo. Suas médias em sete partidas pelo time de Memphis são de 7 pontos e 5,3 rebotes em 17 minutos. Mãozinha chegou até a anotar um duplo-duplo no jogo contra o Philadephia 76ers, com 13 pontos e 11 rebotes.
Sem um contrato de longo-prazo, o brasileiro, que atuava pelo Mexico City Capitanes na G-League, agora é um agente livre —exatamente o tipo de contratação que favorece o Lakers, graças ao orçamento apertado.
Caboclo quer voltar para a NBA
Um dos principais nomes da classificação para a Olimpíada de Paris, Bruno Caboclo é jogador do Belgrado, da Sérvia, mas planeja uma nova tentativa de voltar à NBA.
Mais um ala-pivô, o paulista também é um bom candidato para fazer dupla com Davis no garrafão e tem o "adicional" de ser um bom arremessador do perímetro.
Bruno foi eleito o MPV do pré-olímpico em Riga com médias de 17,8 pontos, sete rebotes e dois bloqueios por jogo e teve 66% de aproveitamento em seus arremessos de quadra.
Na NBA, Caboclo foi draftado pelo Toronto Raptors em 2014 e passou por times como Sacramento Kings, Memphis Grizzlies e Houston Rockets, além de equipes da G-League, mas não teve muito tempo de quadra e acabou voltando para a NBB em 2021.
Sua melhor temporada foi a de 2018-19, pelo Grizzlies. Bruno participou de 34 jogos, sendo 19 como titular, e teve médias de 8,3 pontos, 4,6 rebotes e um bloqueio por partida, em 23 minutos de quadra.
Lakers precisa de um armador
Uma das maiores deficiências do Lakers tem sido a posição de armador, que hoje é preenchida por D'Angelo Russell ou Austin Reaves e não tem um nome forte no banco.
Yago Matheus dos Santos poderia muito bem ser esse nome, apesar da baixa altura em um dos times mais altos da NBA —ele mede "apenas" 1,78 metros.
Depois de ser o MVP das Finais do campeonato alemão e campeão pelo Ratiopharm Ulm em 2022-23, o brasileiro chegou a disputar a Summer League pelo Chicago Bulls e teve médias de 8,3 pontos e 4,5 assistências por jogo.
A franquia, no entanto, não quis oferecer nenhum tipo de contrato a Yago. Na sequência, ele foi um dos principais destaques do Brasil na Copa do Mundo de Basquete.
O paulista anotou um duplo-duplo contra a Costa do Marfim e garantiu a classificação da seleção para as quartas de final. Sua atuação foi destacada internacionalmente.