05 de Julho de 2024 postado por Renato Campos
Muitos esperavam que o Lakers fosse atrás de uma terceira estrela para se juntar a LeBron James e Anthony Davis nesta offseason.
LeBron e Davis também "estavam na torcida" para que diretoria fosse agressiva atrás de outro jogador de elite, de acordo com Sam Amick do The Athletic.
A cada dia que passa, fica menos provável que o Lakers consiga formar outro "big three" nesta temporada. A melhor chance para isso provavelmente passou quando Klay Thompson decidiu se juntar ao Dallas Mavericks.
Thompson tomou sua decisão na terça-feira. No dia seguinte, LeBron, que recusou sua opção de jogador para a temporada 2024-25, assinou um novo contrato com o Lakers para jogar pelo time por mais dois anos no valor de $104 milhões. Esse contrato, como está hoje, pode colocar o Lakers acima do temido segundo patamar da luxury tax.
Isso também pode significar que Rob Pelinka e a diretoria do Lakers desistiram da ideia de adicionar outra estrela ao time.
"Eles não estão envolvidos em nenhum negócio que certamente os levaria a uma terceira estrela", disse Adrian Wojnarowski da ESPN ao SportsCenter. "Eles estão vendo o cenário desta liga e que o modelo de três estrelas, com este teto salarial, não funciona."
DeRozan se tornou opção após Thompson rejeitar o Lakers
De acordo com Jovan Buha do The Athletic, o Lakers voltou sua atenção para o jogador do Chicago Bulls, DeMar DeRozan, que poderia assinar como agente livre ou trabalhar em um sign-and-trade com Chicago nesta offseason. No entanto, o Lakers aparentemente terá grande concorrência.
"Eles agora voltaram sua atenção para DeMar DeRozan, embora o Miami Heat seja visto como um favorito para conseguir o veterano de 15 anos e seis vezes All-Star, segundo fontes da liga", escreveu Buha.
DeRozan, embora ainda seja um jogador de qualidade aos 34 anos, pode não se encaixar exatamente no "modelo de três estrelas" que o Lakers supostamente está tentando evitar. Neste ponto, porém, a diretoria em Los Angeles deve encerrar sua busca por ele e examinar outras opções.
Vale a pena apostar as fichas em DeRozan
Se o Lakers permanecer acima do segundo patamar, eles não terão acesso à exceção de nível médio completa. A menos que DeRozan esteja disposto a jogar com um contrato de veterano-minimum, ele não vai assinar com Lakers como agente livre.
Ainda há uma chance de que LeBron e o agente Rich Paul concordem com um acordo menor que manterá o Lakers abaixo do segundo patamar, de acordo com Wojnarowski. No entanto, competir com o Heat ainda seria um grande problema.
Adquirir DeRozan provavelmente exigiria que o Lakers pagasse demais, acabasse sua profundidade de elenco ou ambos. A realidade é que DeRozan não vale o custo.
Ofensivamente, DeRozan poderia ajudar o Lakers. Ele é um jogador dominante com a bola e uma forte ameaça de média distância. Isso se encaixaria no plano relatado de J.J. Reddick de usar LeBron mais sem a bola. No entanto, ele não resolveria a necessidade do Lakers por arremessos de três pontos, nem contribuiria muito na defesa.
Em outras palavras, DeRozaon está longe de ser o jogador de alto nível que LeBron e Davis esperavam e também não vai tornar o Lakers um concorrente direto ao título no Oeste. Prestes a completar 35 anos em agosto, DeRozan provavelmente não fornecerá muito valor além da próxima temporada ou duas.
Lakers teria outras opções
Seria inteligente para o Lakers parar de gastar tempo e energia em DeRozan. E, de acordo com Anthony Irwin do Lakers Daily, a equipe está considerando outras opções:
"Fontes dizem que o Lakers teve conversas com o Portland Trail Blazers sobre Jerami Grant, o Brooklyn Nets sobre Cameron Johnson e Dorian Finney-Smith, o Toronto Raptors sobre Bruce Brown e o Washington Wizards sobre Kyle Kuzma - assim como outras equipes e outros alvos comerciais."
Jogadores como Grant, Johnson e Kuzma podem não gerar manchetes como DeRozan, mas todos se encaixariam no elenco do Lakers de uma forma ou de outra.
Como jogadores mais jovens, eles também poderiam fazer muito mais sentido para uma franquia que busca vencer agora enquanto também se prepara para o futuro.