16 de Agosto de 2024 postado por Renato Campos
Na tarde desta quinta-feira, a NBA anunciou o calendário completo de jogos para os 30 times na próxima temporada. E logo fomos analisar os principais momentos do Lakers na temporada 2024-25.
Por enquanto, o time não fez grandes movimentações, além de contratar Dalton Knecht e Bronny James, suas duas escolhas no draft de junho. Ainda faltam cerca de seis semanas para o início dos treinos, então ainda há tempo para que alguma troca seja feita nesta offseason.
Nesse meio tempo, o Lakers e sua comissão técnica podem começar a se preparar para a próxima temporada com base no calendário. Embora os detalhes da programação não pesem tanto na NBA quanto na NFL, ainda podem influenciar bastante.
Aqui estão cinco pontos principais sobre o calendário do Lakers para a temporada 2024-25:
O início da temporada promete ser complicado
No dia 22 de outubro, que marca a abertura da temporada para toda a liga, o Lakers vai receber o Minnesota Timberwolves, um time jovem que está em ascensão. O Timberwolves chegou às Finais da Conferência Oeste há poucos meses, e com estrelas como Anthony Edwards, Karl-Anthony Towns, Jaden McDaniels e Naz Reid, o time têm boas chances de melhorar em relação à última temporada, que terminou com 56 vitórias e 26 derrotas.
Logo depois, em 25 de outubro, o Lakers enfrentará Kevin Durant, Devin Booker, Bradley Beal e o Phoenix Suns. Apesar de ter vencido a série contra o Suns na temporada 2023-24 por três jogos a dois, todas as vitórias foram em partidas muito disputadas, e em duas delas o Lakers teve que virar o jogo no segundo tempo após estar atrás por dois dígitos.
Na noite seguinte, o Lakers encara o Sacramento Kings. O Kings ficou de fora dos playoffs no torneio play-in em abril passado, mas agora conta com DeMar DeRozan e pode dar um grande salto esse ano.
Logo após esses jogos, o Lakers embarca em uma viagem de cinco jogos pelo Leste. A sequência começa em 28 de outubro e inclui confrontos contra Cleveland Cavaliers, Toronto Raptors, Detroit Pistons e Memphis Grizzlies. Ao voltar para casa, o Lakers receberá o Philadelphia 76ers, que agora conta com o Paul George.
Essa sequência lembra o começo difícil da temporada 2022-23, quando o Lakers venceu apenas dois dos primeiros 10 jogos.
Meio da temporada um pouco mais tranquilo
Depois de passar por esse começo difícil, o calendário do Lakers dá uma aliviada. O time terá alguns jogos mais fáceis pela frente e, entre o fim de dezembro e o fim de janeiro, vai jogar 12 dos 16 jogos em Los Angeles.
A partir de uma partida em 9 de janeiro contra o Charlotte Hornets, o Lakers terá uma sequência de oito jogos seguidos em casa, se contarmos o confronto de 19 de janeiro contra o Clippers no novo Intuit Dome, em Inglewood.
Desses oito jogos, apenas três serão contra times que chegaram aos playoffs na temporada passada — o Miami Heat, que passou pelo torneio play-in, o Clippers, que estarão mais fracos sem Paul George, e os atuais campeões da NBA, Boston Celtics. Dessa sequência total de 16 jogos, só cinco serão contra times que chegaram aos playoffs na temporada passada.
Isso vai dar ao Lakers um respiro bem-vindo em termos de viagens e recuperação.
Primeiras semanas após o All-Star vão ser puxadas
Depois da pausa para o All-Star, o Lakers volta a jogar em 20 de fevereiro, fora de casa, contra o Portland Trail Blazers. Mas, logo depois, as coisas complicam.
Dois dias depois, o time enfrenta o Denver Nuggets, o que dará início a uma sequência difícil de 14 jogos. Durante esse período, o Lakers vai encarar times pesados como o campeão da Conferência Oeste Dallas Mavericks, Timberwolves, Celtics, Clippers, Suns, New Orleans Pelicans, New York Knicks e Milwaukee Bucks. Na verdade, o Lakers enfrentará o Nuggets, Bucks e o Clippers duas vezes cada durante essa fase.
O time também terá três pares de jogos em dias consecutivos, então essa sequência provavelmente vai mostrar muito sobre do que o Lakers realmente é feito e até onde pode chegar.
Um final mais tranquilo
Após essa sequência difícil, o calendário do Lakers dá uma amenizada a partir de um jogo em casa no dia 22 de março contra o Chicago Bulls. A partir daí, o time enfrentará apenas cinco adversários nos últimos 13 jogos que chegaram aos playoffs em 2024 (além disso, jogará contra o Grizzlies, uma equipe que provavelmente chegará aos playoffs na próxima temporada, em 29 de março).
Os últimos dois jogos do calendário serão contra o Houston Rockets, um time que pode ou não chegar ao torneio play-in, e o Portland Trail Blazers.
Isso pode dar ao Lakers a chance de engatar uma sequência de vitórias antes dos playoffs.
Calendário favorável ao Lakers
Alguns torcedores gostam de dizer que a NBA tem algo contra o Lakers, o que soa como uma ideia absurda, considerando o quanto o time gera em receita, audiência e público para a liga.
Apesar das duas sequências complicadas mencionadas, o time terá uma ajuda.
O Lakers jogará apenas 13 pares de jogos back-to-back nesta temporada, e como Mike Trudell apontou, isso é dois pares a menos do que na temporada 2023-24. Na verdade, cinco desses pares acontecerão na Crypto Arena, o que vai reduzir o desgaste de jogar dois dias seguidos.
Ainda melhor, o time está empatado com outros cinco na NBA pelo menor número de back-to-backs nesta temporada.
Em duas ocasiões, o Lakers jogará contra o mesmo time fora de casa em dois jogos seguidos, o que também vai dar uma folga extra em termos de viagens. O time enfrentará o Kings no norte da Califórnia nos dias 19 e 21 de dezembro, e em 6 e 8 de abril, visitará o Oklahoma City Thunder.
O comissário da NBA, Adam Silver, fez um bom trabalho ao reduzir o número de jogos em dias consecutivos ao longo da última década.
Com LeBron James a poucos meses de completar 40 anos, essa redução no número de jogos consecutivos vai ser uma ajuda e tanto para o Lakers.
Os jogos imperdíveis do Lakers na temporada 2024-25
O Lakers lidera a NBA com 39 jogos transmitidos nos Estados Unidos (e isso deve acontecer também por aqui) na temporada 2024-25. Dentre esses jogos, aqui estão alguns que você deve marcar no seu calendário:
Lakers x Nuggets, 23 de Novembro
O time terá sua primeira chance contra o Nuggets, o time que o eliminou dos playoffs nas duas últimas temporadas. Desde janeiro de 2023, o Lakers venceu apenas um dos 13 jogos contra Denver, incluindo 11 derrotas seguidas.
Lakers x Warriors, 25 de Dezembro
Como sempre, o Lakers será destaque no pacote de jogos natalinos da liga com um confronto contra Stephen Curry e o Golden State Warriors.
Lakers x Celtics, 23 de janeiro
O atual campeão, Boston Celtics, vai visitar Los Angeles.
Lakers x Knicks, 1º de fevereiro
O Lakers vai para Nova York enfrentar o novo e melhorado Knicks, um time que pode ser capaz de derrubar o Celtics nos playoffs.
Lakers x Celtics, 8 de março
O Lakers faz sua visita anual a Boston para enfrentar Jaylen Brown e companhia.