13 de Agosto de 2024 postado por Antonio Collar
O ano era 1999. Com o desmanche do Chicago Bulls, dono de seis títulos nos oito anos anteriores, havia finalmente espaço para que novas dinastias surgissem na NBA. Pentacampeão na década anterior, o Los Angeles Lakers era um dos mais fortes candidatos.
No elenco, Shaquille O'Neal ocupava o posto de estrela já estabelecida, ainda que bastante jovem e em busca do primeiro anel. Ao seu lado, Kobe Bryant, 20 anos, mostrava que o futuro tinha tudo para ser tão glorioso quanto o passado recente.
Mas ainda faltava algo para que os Lakers dessem o próximo passo. Na opinião de Shaq, o time carecia de um ala-pivô "bandido", na linguagem da bola laranja. Alguém que dominasse o jogo tanto no aspecto técnico quanto físico e mental, que soubesse lidar com as provocações e tirar o adversário do sério. E quem melhor para isso do que Dennis Rodman?
Cinco vezes campeão da NBA, Rodman era visto como a terceira figura mais importante daquele glorioso Chicago Bulls de três títulos consecutivos entre 1996 e 1998. Em termos de importância, perdia apenas para Michael Jordan e Scottie Pippen. Antes disso, havia sido peça-chave também para as duas conquistas do Detroit Pistons em 1989 e 1990, além de ter levado o troféu de melhor defensor em 1990 e 1991. É até hoje visto por muitos como o melhor reboteiro na história do basquete, tendo liderado a NBA sete anos consecutivos neste quesito - sempre com média de 15 rebotes ou mais.
Por que Dennis Rodman não deu certo no Lakers
Tão notório quanto o talento e estilo de Dennis Rodman dentro de quadra foi também seu comportamento longe do jogo. Além de um craque à sua própria maneira, Rodman se motorizou por ser uma das figuras públicas mais polêmicas do esporte norte-americano durante os anos 90. Desde os tempos nos Bulls, era de conhecimento de todos que o astro não era muito chegado à rotina de treinamentos. Quando não estava jogando, gostava de aproveitar a vida, boa parte do tempo, em festas.
Se em Chicago Phil Jackson e Michael Jordan conseguiam lidar com o jeito Rodman de trabalhar, em Los Angeles as coisas funcionaram de outro jeito. Naquele ano, Del Harris começou a temporada, mas logo foi trocado por Kurt Rambis. E Shaquille O'Neal e Kobe Bryant ainda não eram figuras tão grandes quanto Mike e Pippen. Naquele cenário, em fama e carreira, a grande estrela era Rodman.
Em 2022, Shaq chegou a classificar o ala-pivô como o pior companheiro de equipe que já teve.
"Ele foi um grande jogador, mas tornou as coisas difíceis (para o time). Quando você está tentando unir o grupo e as pessoas de cima deixam um cara fazer tudo o que quer... Nós tínhamos de chegar uma hora antes do jogo, ele chegava faltando 15 minutos, comendo frango com arroz. Quando os treinadores falavam, ele entrava para o chuveiro, depois saía e pegava 15 ou 20 rebotes. Depois do jogo, não tomava banho e ia para a balada", contou Big Diesel em seu podcast.
Rodman também não guarda grandes recordações do seu tempo vestindo o número 73 do Los Angeles Lakers. Ele também comentou seu período em LA recentemente:
"Kobe e Shaq tinham tanta inveja de mim. Eles não me suportavam naquele time, sendo sincero. Eu joguei por 22 (foram 23) jogos, nós ganhamos os 10 primeiros. Eu disse que preciava de uma pausa, 'preciso ir para Vegas'. Eu não aguentava mais ouvir aquilo todos os dias. Todos os dias reclamando, todos os dias só se falava em Kobe e Shaq, e eles insatisfeitos com tudo. Então, eu disse que precisava de um tempo. Eu não estava acostumado com aquilo, em Chicago nós nunca fomos assim. Se ficávamos irritados, ficávamos irritados com nós mesmos", disse.
Dennis Rodman foi dispensado pelo Lakers
Com problemas no vestiário, durou pouco a passagem de Rodman pelo Lakers. Após 23 jogos, o hoje membro do Hall da Fama foi dispensado no dia 16 de abril. Apesar do pouco tempo e das muitas polêmicas, ele conseguiu uma média de 11.2 rebotes em 28.6 minutos de quadra.
No ano seguinte, ele assinou com o Dallas Mavericks, time de sua cidade natal. Por lá, disputou 12 partidas, as suas últimas na NBA. Ele se aposentou em 2000, aos 38 anos de idade.