Espalhe!
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • Bate Papo 0
    Antonio Collar

    18 de Agosto de 2024 postado por Antonio Collar

    como_foi_a_ultima_final_de_nba_entre_lakers_e_celtics

    Mesmo sendo o atual campeão, foi o Los Angeles Lakers quem chegou à final da NBA de 2010 em busca de revanche. Dois anos antes, em 2008, o time treinado por Phil Jackson e liderado por Kobe Bryant havia perdido a disputa do título para aquele mesmo Boston Celtics de Doc Rivers. A volta por cima veio no ano seguinte, contra o Orlando Magic, mas ainda existia tanto no elenco quanto na torcida a vontade de dar o troco no rival histórico.

    "É um grande desafio para vermos o quanto evoluímos, o quanto melhoramos para competir contra esse time em uma série de Playoffs", comentou Kobe Bryant antes do confronto.

    Além de um cenário de revanche, outros fatores históricos estavam envolvidos naquela decisão. À época, os Celtics tinham 17 títulos, e os Lakers 15. A diferença poderia ter aumentado para 18 a 15, dando ao time de Boston uma vantagem confortável como maior campeão na história da NBA.

    Para a equipe de Los Angeles, era também a chance de diminuir a diferença em confrontos valendo o título. Depois de uma vantagem celta nos ano 1950 e 1960, o Showtime levou a melhor nos anos 1980, com duas vitórias para Magic Johnson contra apenas uma de Larry Bird. Kobe tinha a chance de deixar 1 a 1 no século.

    Equilíbrio marcou final de 2010

    Mais do que grandes rivais, Lakers e Celtics eram em 2010 duas ótimas equipes de basquete. Para se ter ideia do quão acirrada foi a disputa por aquele troféu, em apenas dois dos sete jogos uma das equipes passou dos 100 pontos. Em uma das partidas, o Boston marcou apenas 67, a segunda menor marca na história da NBA Finals. Vale lembrar que o adversário tinha no elenco nomes como Paul Pierce, Kevin Garnett e Ray Allen.

    Outro bom exemplo do equilíbrio é o fato de que nenhum dos dois times conseguiu estabelecer uma vantagem de dois jogo. O Lakers saiu na frente, mas Boston empatou. Los Angeles fez 2 a 1, e os Celtics viraram para 3 a 2, mas o time de Phil Jackson deu a volta por cima para garantir o título.

    Kobe garantiu seu segundo Finals MVP

    Kobe Bryant foi o grande protagonista das Finais da NBA em 2010, liderando o Los Angeles Lakers em uma das séries mais intensas e emocionantes da história da liga.

    Ao longo das Finais, Mamba mostrou por que é considerado um dos maiores jogadores da história do basquete. Ele terminou a série com médias impressionantes de 28.6 pontos, 8 rebotes e 3.9 assistências por jogo. Mesmo sendo alvo da forte defesa dos Celtics, especialmente de jogadores como Tony Allen e Paul Pierce.

    No Jogo 7, a partida decisiva, Kobe não teve sua melhor performance em termos de arremessos, acertando apenas 6 de 24 tentativas. No entanto, ele compensou com sua agressividade nos rebotes e sua liderança em quadra, terminando 15 rebotes e 23 pontos, além de converter lances-livres cruciais no final. Mais do que os números, foi a garra e a determinação de Bryant que se destacaram.

    No final, Kobe foi coroado com o prêmio de MVP das Finais, reconhecido por sua importância para a vitória dos Lakers e por ter superado desafios físicos e mentais para garantir o título. Esse quinto campeonato e o segundo MVP consecutivo das Finais solidificaram ainda mais seu legado como um dos maiores competidores que o esporte já viu.

    Fala aí!