Espalhe!
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • Bate Papo 0
    Antonio Collar

    04 de Agosto de 2024 postado por Antonio Collar

    como_foi_o_jogo_do_brasil_contra_o_dream_team_do_basquete_

    Na próxima terça-feira (6), a seleção brasileira de basquete terá pela frente a mais complicada missão que a modalidade pode oferecer: enfrentará os Estados Unidos, o chamado Dream Team, pelas quartas de final das Olimpíadas de Paris. Para seguir sonhando com a inédita medalha olímpica, o Brasil terá de superar o time formado por LeBron James e companhia, donos da melhor campanha da competição.

    Apesar de histórico, o confronto será disputado em Paris não será o primeiro entre brasileiros e norte-americanos por Jogos Olímpicos. Em 1992, quando os Estados Unidos se organizaram para levar jogadores da NBA pela primeira vez à competição - o que original o termo Dream Team, o "Time dos Sonhos" - os caminhos dos dois países também se cruzaram.

    Naquela ocasião, a partida foi ainda pela fase de grupos e não valia classificação automática. Colocados na mesma chave, tanto Brasil (3º colocado) quanto Estados Unidos (1º) conseguiram seguir adiante na competição junto de Croácia (2º) e Alemanha (4º). Angola e Espanha ficaram pelo caminho antes do mata-mata.

    Oscar não conseguiu evitar vitória do Dream Team

    Em 1992, a seleção brasileira contava com uma de suas melhores gerações da história, repleta de nomes que participaram da conquista do Pan-Americano de 1987. Ainda assim, o domínio foi todo dos norte-americanos, que dominaram a competição do início ao fim e mudaram para sempre a história do basquete olímpico naquele verão de Barcelona.

    Os Estados Unidos venceram o Brasil pelo placar de 127 a 83. Pelo Dream Team, o principal destaque foi o lendário Charles Barkley, que terminou com 30 pontos, 8 rebotes (seis ofensivos) e 4 roubos de bola. Barkley acertou 12 dos 14 arremessos que tentou, sendo um deles de fora do garrafão. Michael Jordan também foi bem, com 15 pontos e 7 assistências. Dos nomes mais famosos daquela equipe, Larry Bird teve atuação discreta, com apenas 5 pontos em 22 minutos. Lenda do Lakers, Magic Johnson não atuou.

    Pelo Brasil, claro, quem mais pontuou foi Oscar Schmidt. Nosso Mão Santa terminou a noite com 24 pontos, acertando metade dos 10 arremessos que tentou de fora do garrafão. Oscar, aliás, foi quem mais tentou arremessos para 3 pontos na partida, o dobro de Chris Mullin, líder norte-americano no quesito. Paulinho, 16 pontos, e Marcel, com 12, também foram bem.

    Brasil foi eliminado nas quartas de final

    Ainda que o sonho brasileiro não tenha terminado com a derrota para os Estados Uindos, o fim da linha para aquela equipe foi justamente nas quartas de final. Depois de avançar na fase de grupo, o Brasil encontrou a Lituânia. Contra o time de Arvydas Sabonis, a derrota foi pelo placar de 114 a 96.

    Os lituanos foram eliminados pelos Estados Unidos na semifinal, mas conseguiram a medalha de bronze. O Dream Team, como todos sabem, tornou-se campeão. Na decisão, os EUA atropelaram a Croácia pelo placar de 117 a 85.

    Brasil x Dream Team: Olimpíada de Barcelona


    Fala aí!