21 de Agosto de 2024 postado por Paola Zanon
Dono de 17 títulos da NBA, o Los Angeles Lakers conseguiu um tricampeonato duas vezes na história: 1952, 1953 e 1954 e a segunda vez, bem mais recente, foi nos anos 2000, 2001 e 2002.
Mas o que o segundo tricampeonato tem de tão especial? Foram os ídolos Shaquille O’Neal e Kobe Bryant que selaram a conquista. Além disso, o primeiro tricampeonato aconteceu antes da mudança de Minneapolis para Los Angeles.
Os dois jogadores chegaram ao Lakers na temporada 1996-97; Bryant havia acabado de ser draftado pelo Charlotte Hornets na 13ª escolha geral e foi negociado em troca de Vlade Divac, enquanto Shaq era um agente livre que havia acabado de deixar o Orlando Magic após suas quatro primeiras temporadas na NBA.
Os anos 1990 não haviam sido nada bons para o time; antes da chegada da dupla, o último título havia sido conquistado em 1988. O Lakers, então, decidiu apostar nestes dois nomes —e deu certo.
Mais experiente, O’Neal liderou a equipe para um recorde de 56 vitórias e 26 derrotas, sua melhor campanha desde 1991, quando aconteceu a última aparição nas Finais da NBA. Suas médias foram de 26,2 pontos e 12,5 rebotes em 51 jogos; ele havia perdido 31 por causa de uma lesão no joelho.
Apesar de ter sido eliminado nas semifinais da Conferência Oeste para o Utah Jazz, o Lakers havia começado a mostrar a força que teriam para os próximos anos.
O primeiro título em 12 anos
Os desempenhos nas temporadas seguintes só foram melhorando até que a franquia chegou para a temporada de virada do milênio como uma das mais temidas da liga —e não era para menos.
O Lakers terminou a temporada regular com a melhor campanha da liga; foram 67 vitórias em 82 jogos e um caminho difícil nos playoffs até as Finais da NBA, contra o Indiana Pacers, liderado pelo antigo rival e ex-Boston Celtics Larry Bird. A conquista do primeiro título desde 1988 aconteceu depois de seis jogos.
Nesta mesma temporada, Shaquille O’Neal foi nomeado MVP da temporada regular, MVP do All-Star Game e MVP das Finais da NBA, tornando-se o terceiro jogador na história da liga a conquistar os três prêmios individuais em uma mesma temporada.
Além disso, Kobe Bryant mostrou sua evolução ao ser nomeado para o primeiro time defensivo da NBA, aos 21 anos, sendo o jogador mais jovem da história com essa conquista.
O bicampeonato
Atual campeão da NBA, o Lakers voltou para a temporada 2000-01 como a equipe mais temida da liga e favorita ao título, mas não foi assim tão fácil.
A temporada regular começou com bastante inconsistência; na pausa para o All-Star Game, o time de Los Angeles já acumulava 16 derrotas, ou seja, uma a mais que a temporada anterior inteira.
Ainda assim, o time conseguiu a vice-liderança da Conferência Oeste com 56 vitórias no total. Já o desempenho nos playoffs foi uma história completamente diferente.
O Lakers varreu as três séries antes de chegar às Finais da NBA: Portland Trail Blazers, Sacramento Kings e San Antonio Spurs —este com uma média de 22 pontos de diferença, a maior da história.
Após perder o primeiro jogo das Finais para o Philadelphia 76ers, nosso time venceu os quatro jogos seguintes e conquistou o bicampeonato, com Shaq sendo novamente o MVP das Finais e o recorde de 14 vitórias em 15 jogos.
O tricampeonato em 2002
Apesar do forte começo na temporada 2001-02, com apenas uma derrota nos 17 primeiros jogos, o Lakers foi castigado com mais uma lesão de O’Neal, desta vez no dedo do pé.
O time terminou a temporada regular com 58 vitórias, duas a mais que o ano anterior, mas na terceira colocação do Oeste e perdendo o título da divisão do Pacífico para o Sacramento Kings, líder da conferência.
Os playoffs também não foram tão fáceis quanto na temporada anterior. Apesar de varrer novamente o Blazers na primeira rodada, o Lakers precisou de cinco jogos para eliminar o Spurs nas semifinais.
As finais do Oeste foram as mais difíceis desde o título de 2000. Do outro lado, o Kings abriu uma vantagem de 2 a 1, mas cedeu para o empate que forçou o Jogo 7 em Sacramento, que foi acirrado do começo ao fim. O Lakers conseguiu a vaga nas Finais da NBA na prorrogação, com uma diferença de seis pontos.
Mas se o título de conferência foi sofrido, o título da liga foi o mais fácil do histórico tricampeonato. O time de Los Angeles esmagou o então New Jersey Nets por 4 a 0, com Shaq sendo MVP das Finais pelo terceiro ano consecutivo, alcançando o feito que apenas Michael Jordan havia conseguido antes.
Além disso, Phill Jackson conquistou seu nono título com o Lakers, superando Pat Riley como o treinador com o maior número de vitórias nos playoffs.