10 de Agosto de 2024 postado por Antonio Collar
LeBron James e Anthony Davis, a seleção de basquete dos Estados Unidos derrotou a França na tarde deste sábado para confirmar a medalha de ouro na Olimpíada de Paris.
A conquista, quinta consecutiva dos norte-americanos no torneio, põe fim a uma seca de 12 anos sem um jogador do Lakers no lugar mais alto do pódio olímpico. O último a atingir tal feito havia sido Kobe Bryant, que representou a franquia de Los Angeles tanto em 2008 (Pequim) quanto em 2012 (Londres).
Os jogadores do Lakers que ganharam o ouro nas Olimpíadas
Ainda que a história do Los Angeles Lakers seja uma das mais ricas da NBA, LeBron James e Anthony Davis entram para uma lista bastante seleta.
Antes de Kobe, somente quatro jogadores da franquia alcançado tal feito. Agora, a lista ganhou dois novos nomes. Confira todos eles.
Jerry West (Roma, 1960)
Um dos maiores ídolos na história do Lakers, homem que virou logo da NBA, Jerry West disputou os Jogos de 1960 antes mesmo de estrear como profissional. As regras da época permitiam apenas atletas amadores, por isso os norte-americanos enviavam jogadores universitários.
Quatro meses antes daquela Olimpíada, Jerry West havia sido draftado pelo Minneapolis Lakers, mas ainda não tinha feito sua estreia na NBA. Ainda assim, na prática, já tinha seus direitos vinculados ao Lakers.
Walt Hazzard (Tóquio, 1964)
Assim como West, Hazzard ainda não havia estreado pelos Lakers, mas foi escolhido por Los Angeles na primeira escolha do Draft daquele ano. O ex-atleta de UCLA foi o representante da equipe angelina no Japão e voltou para casa com a medalha de ouro.
Magic Johnson (Barcelona, 1992)
Demorou 28 anos para termos outro jogador do Lakers nas Olimpíadas. Em 1992, com a formação do lendário Dream Team, quem representou o amarelo e roxo em Barcelona foi ninguém mais ninguém menos do que Magic Johnson.
Uma das estrelas daquela competição, Magic foi fundamental para o sucesso do time no torneio e também para tudo o que veio a seguir, com a grande expansão do basquete ao redor do mundo.
Shaquille O'Neal (Atlanta, 1996)
Aqui, uma curiosidade. Assim como os dois primeiros nomes, Shaq nunca havia disputado uma partida pelos Lakers quando conquistou o ouro em Atlanta. Diferente de West e Hazzard, porém, ele assinou com Los Angeles apenas dois dias antes do início da competição.
A final daquele ano foi disputada contra Sérvia e Montenegro, do pivô Vlad Divac, que meses antes foi trocado pelo Lakers por Kobe Bryant. Na decisão, Shaq jogou poucos minutos, mas os EUA fizeram o dever de casa.
Kobe Bryant (Pequim, 2008 - Londres, 2012)
Bicampeão olímpico, Kobe Bryant ficou marcado na história como uma das figuras que ajudou a recuperar o orgulho norte-americano no basquete. Depois da traumática eliminação para a Argentina na Olimpíada de Atenas (2004) e da derrota no Mundial de 2006, Kobe decidiu que era hora de se juntar ao Team USA.
Sua presença no elenco é tida pelos próprios jogadores daquela equipe como fundamental para a união do grupo. Os Estados Unidos recuperaram o ouro em 2008 e, novamente com Kobe, repetiram a dose em 2012.