02 de Agosto de 2024 postado por Renato Campos
Com Tyus Jones fora da jogada, chegamos à parte final da classe de agentes livres da NBA de 2024, mas ainda tem uns caras que podem ser úteis.
Com a maioria dos times já completos e pouca grana sobrando na liga, os jogadores que se destacam são aqueles que conseguem fazer um pouco de tudo nos dois lados da quadra.
Os reservas, às vezes, são chamados para jogar em posições ou papéis que não estão acostumados. Quem já passou por isso leva vantagem.
Aqui estão quatro jogadores que são verdadeiros coringas e que poderiam ajudar qualquer time na liga.
Evan Fournier
Os últimos anos não foram fáceis para Evan Fournier na NBA.
Por uma simples decisão do técnico do New York Knicks, Tom Thibodeau, Fournier jogou só 27 jogos em 2022-23 e mais três na temporada seguinte pelo time (antes de ser trocado para o Detroit Pistons, onde jogou mais 29 vezes).
Thibodeau claramente não achou que Fournier se encaixava na rotação do time, mas isso não significa que ele não pode ser útil na NBA.
Um ano antes de perder tempo de quadra, Fournier foi titular em 80 jogos pelo Knicks, com médias de 14,1 pontos e 38,9% de acertos nos três pontos. Na carreira, ele acerta 37,4% das bolas de três.
Só o fato de ser um bom arremessador de fora pode manter um jogador na liga, e Fournier já acertou bolas suficientes para merecer outro contrato.
Robert Covington
O papel de Robert Covington foi limitado nas últimas temporadas, especialmente em 2023-24, quando jogou apenas 16,8 minutos em 29 jogos por dois times diferentes.
Mas ainda é cedo para dizer que a carreira dele na NBA acabou. Ele tem 33 anos e não exige muita bola no ataque e sempre joga com energia na defesa.
Covington nunca teve um plus-minus defensivo estimado negativo (uma das métricas globais mais confiáveis da NBA). Em 2023-24, ele estava entre os 4% melhores nesse quesito.
Apesar de não ter encontrado o ritmo no arremesso de fora na última temporada, ele ainda acertou 37,9% de suas tentativas de três desde o início de 2020-21.
Agora na offseason, ninguém vai contratar Covington para ser titular, mas ele pode adicionar a famosa versatilidade de 3-D a qualquer banco de reservas.
Lonnie Walker IV
Lonnie é um nosso velho conhecido e seu jogo passou despercebido principalmente porque o Brooklyn Nets se tornou um dos maiores desastres da temporada após o All-Star break, mas o jogador se tornou um reserva impactante.
Na temporada 2023-24, o jogador de 25 anos teve média de 1,8 triplos, a melhor da carreira, e acertou 38,4% dos arremessos de três. Quando ele estava em quadra, o Nets teve um saldo de mais 0,2 pontos por 100 posses, contra menos 4,1 quando ele estava fora.
Walker mostrou habilidade tanto para infiltrar quanto para acertar triplos no catch-and-shoot, habilidades que facilmente se encaixariam em um papel ainda menor.
Isaac Okoro
Ele nunca foi um grande pontuador, mas Isaac Okoro tem só 23 anos e está saindo de uma temporada em que acertou 39,1% dos arremessos de três.
Quando você junta isso com uma envergadura de 2,06 m e campanhas consecutivas com um plus-minus defensivo acima da média, é fácil se empolgar com seu potencial de 3-D.
Por algum motivo, no entanto, esses fatores não parecem ter convencido o Cleveland Cavaliers a trazê-lo de volta.
Agora, mais de um mês na offseason, o agente livre restrito continua sem contrato, e só o Detroit Pistons e o Utah Jazz têm espaço no teto salarial para lhe oferecer uma proposta significativa.