Espalhe!
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • Bate Papo 0
    Renato Campos

    20 de Agosto de 2024 postado por Renato Campos

    porque_o_lakers_nao_deve_temer_demais_a_conferencia_oeste_da_nba

    Não dá pra negar que o Lakers está tendo uma offseason muito abaixo do esperado. Mas não dá pra cravar que o time vá ter uma temporada ruim de fato.

    Alguns torcedores e comentaristas menos crentes têm argumentado que o Lakers não vai ter sucesso de verdade porque a Conferência Oeste vai estar muito mais difícil na próxima temporada. Para estes, vários times estariam na frente do Lakers.

    Mas, se a gente analisar bem, esse cenário não é tão certo assim.

    Na temporada 2023-24, o Oklahoma City Thunder ficou na primeira posição no Oeste com uma campanha de 57-25. O Denver Nuggets ficou logo atrás com 57 vitórias, e o Minnesota Timberwolves veio em terceiro com 56-26.

    Depois desses três, houve uma queda considerável. O Clippers, que tem sido o queridinho da mídia nos últimos cinco anos e muitas vezes foi apontado como favorito para chegar às finais da NBA, ganhou só 51 jogos. O Dallas Mavericks, que chegou às finais, terminou em quinto com uma campanha de 50-32.

    Depois vieram o Phoenix Suns e o New Orleans Pelicans, ambos com 49 vitórias. E o Lakers ficou com a sétima melhor campanha no Oeste, com 47-35.

    Agora, vamos dar uma olhada em quem deve melhorar, quem deve piorar e quem deve continuar na mesma. Como você vai ver, não tem ninguém na Conferência Oeste que o Lakers realmente precise temer neste momento.

    Oklahoma City Thunder

    Sem dúvida, o Thunder está em ascensão. Eles devem melhorar a partir deste outono, especialmente depois de trocarem Josh Giddey por Alex Caruso, o ex-queridinho do Lakers. Caruso vai melhorar e muito a defesa do backcourt do Thunder, além de ser mais um arremessador de três pontos confiável (eles já eram os melhores nisso na temporada passada).

    O pivô Chet Holmgren deve evoluir, assim como o ala Jalen Williams. Mas ainda não dá pra dizer que eles são uma ameaça. Apesar de terem bastante envergadura, o Thunder não é um time muito rápido ou fisicamente imponente, e mesmo com uma média de 120,1 pontos por jogo na temporada regular, esse número despencou para 106,0 na segunda rodada dos playoffs, quando o time perdeu para o Dallas.

    Pra piorar, o Lakers venceu a série da temporada regular contra o Thunder por três a um. Mesmo com todos os problemas defensivos e as falhas do técnico Darvin Ham, o Lakers conseguiu conter o candidato a MVP, Shai Gilgeous-Alexander.

    Dallas Mavericks

    Com uma temporada completa dos jogadores de frontcourt P.J. Washington e Daniel Gafford, além da chegada de Klay Thompson, Dallas deve se sair bem. Mas o Thompson de hoje não é o mesmo de antes das lesões no ACL e no tendão de Aquiles, e para cada jogo brilhante, ele tem um ou dois em que está apagado ou simplesmente ruim.

    O Mavs ainda têm problemas defensivos e não joga com velocidade. Luka Doncic é incrível, mas ele avança lentamente pela quadra e não é um cara que assusta na defesa.

    New Orleans Pelicans

    O Pelicans fez uma troca importante pelo armador Dejounte Murray, que era muito cobiçado pelo Lakers recentemente. Ele vai preencher uma lacuna como armador e facilitador, mas ainda tem as questões de lesões e maturidade que podem impedir o time de se tornar um verdadeiro candidato ao título.

    Sacramento Kings

    O Sacramento Kings conseguiu mais um jogador que o Lakers estava de olho nesta offseason — DeMar DeRozan. Depois de perder os playoffs na última temporada, o time deve melhorar com DeRozan, e provavelmente vai ser um time difícil de bater nos momentos decisivos. Mas o Kings foi mediano na defesa nas últimas duas temporadas, e é pouco provável que DeRozan resolva isso.

    Memphis Grizzlies

    O Memphis Grizzlies teve uma temporada para esquecer em 2023-24 por causa da suspensão de Ja Morant e várias lesões importantes. É fácil esquecer que o time foi o segundo melhor time do Oeste no ano anterior, e com certeza vai voltar a incomodar.

    O Grizzlies têm talento? Com certeza. Morant é um dos jogadores mais empolgantes da liga, e caras como Desmond Bane, Jaren Jackson Jr., Marcus Smart e GG Jackson II vão dar muito suporte.

    Mas o time de Memphis ainda precisa amadurecer, e mesmo com uma defesa excelente na temporada 2022-23, a eficiência ofensiva deixou a desejar. 

    Houston Rockets

    O Rockets provavelmente vão melhorar, porque seus elencos são muito jovens, mas será uma dura missão para esses times chegarem aos playoffs.

    San Antonio Spurs

    Assim como o Rockets, e mesmo com o talento de Victor Wembanyama, o Spurs deve sofrer para tentar chegar a um lugar na pós temporada.

    Denver Nuggets

    O Lakers simplesmente não consegue ganhar do Nuggets ultimamente. Desde a metade da temporada 2022-23, o Lakers perdeu 11 jogos seguidos para Nikola Jokic e sua turma, e 12 dos últimos 13 no total.

    Mas o Nuggets, que ganhou o título da NBA há 14 meses, foi desmascarado na segunda rodada dos playoffs de 2024 pelo Wolves. O time de Denver perdeu o titular Kentavious Caldwell-Pope nesta offseason, e isso vai deixar o banco, que já não era exatamente forte, ainda mais debilitado.

    Tentando resolver essa falta de profundidade, o Nuggets contratou Russell Westbrook. Pergunte para qualquer torcedor do Lakers como foi aquela temporada e meia desastrosa com ele no elenco.

    Los Angeles Clippers

    Lembra quando o Clippers conseguiu Paul George e Kawhi Leonard no mesmo dia alguns anos atrás? E como a imprensa previu que o Clippers não só ganharia o campeonato, mas também se tornaria o melhor time defensivo da história moderna da NBA? E lembra como o segundo time de Los Angeles também foi apontado como favorito para ganhar tudo na temporada 2022-23 e, de certa forma, nesta última temporada?

    Com Paul George indo para o Philadelphia 76ers, o Clippers agora fica com um Kawhi Leonard envelhecido e James Harden para tentar alguma coisa. Não se espante se o time for só bom o suficiente para chegar ao play-in na próxima temporada.

    Com a saída de Thompson do Warriors, o Clippers vai ter um caminho difícil só para conseguir chegar ao play-in de novo. A contratação de Buddy Hield pode ajudar a compensar essa perda, mas Hield não é o Thompson.

    Phoenix Suns

    Há um ano, muita gente apostava que o Phoenix Suns, com Kevin Durant, Bradley Beal e Devin Booker, tinha tudo para chegar às finais da NBA. Mas sem um armador e sem uma defesa coletiva decente, o time acabou sendo varrido na primeira rodada do playoffs pelo Wolves.

    O time praticamente não mudou desde a última temporada, então é de se esperar que os resultados sejam mais ou menos os mesmos, especialmente na temporada regular.

    Minnesota Timberwolves

    O Wolves deu um grande passo à frente e montou um elenco forte e equilibrado. Mas, assim como o Suns, o time praticamente não mexeu no time nesta offseason, e o elenco ainda tem suas falhas.

    O time têm um armador titular envelhecido, Mike Conley, que vai fazer 37 anos na abertura da temporada, e o pivô Rudy Gobert, que costuma dar trabalho nos playoffs, mas nem sempre do jeito que o time gostaria. É difícil imaginar que o Timberwolves tenha muito espaço para melhorar.

    Não existe um time que domine o Oeste neste momento

    Um ponto importante para o Lakers é que não existe um time “dominante” no Oeste agora. Não tem ninguém que chegue perto daquele Warriors de alguns anos atrás, quando estava no auge, e muito menos dos times lendários do Lakers que conquistou títulos no passado.

    O Lakers de hoje têm potencial de campeão? Honestamente, não. Mas quem acha que o time não vai passar do play-in talvez precise dar uma olhada mais atenta no cenário todo.

    Fala aí!