06 de Setembro de 2024 postado por Renato Campos
Muita gente acha que o Lakers precisa fazer o que for possível, dentro do razoável, para tentar ganhar mais um título da NBA enquanto LeBron James ainda está no time e jogando em alto nível. O Lakers ainda tem, sem dúvidas, uma das melhores duplas de estrelas da liga, com James e Anthony Davis, além de alguns bons jogadores de apoio.
Apesar do que alguns possam pensar, o Lakers parece ser um time de playoffs de verdade. Mas quase ninguém acredita que têm chance de ser campeão do jeito que o elenco está montado agora.
O Lakers praticamente não fez movimentações nesta offseason, e o tempo está se esgotando para que faça algo e melhore o time. Joven Buha, do The Athletic, foi perguntado recentemente no podcast “Buha's Block” se essa próxima temporada já está perdida, e embora ele tenha dito que não, afirmou que estará se a equipe não fizer uma troca até o prazo final de negociações.
"Eu não diria isso, mas acho que, se o Lakers não fizer uma troca, será uma temporada perdida, na minha opinião," disse Buha. "Simplesmente porque, do jeito que está, eu não vejo eles como um verdadeiro candidato ao título. Então, se eles não fizerem uma troca e usarem pelo menos uma das escolhas, para mim, será uma temporada desperdiçada.
"Eu ainda acho que existe uma chance de melhorarem significativamente o elenco ou pelo menos dar uma boa ajustada. E, no ponto em que estão, cada pequeno ajuste conta... Ainda não estou tão pessimista quanto você, mas, se chegar 8 de fevereiro e eu estiver fazendo um podcast e o Lakers não tiver feito nenhuma troca, aí sim vou dizer que foi uma temporada desperdiçada."
Times contrataram no "último minuto" recentemente
Temos que concordar com Buha. Mas vale lembrar que, nas duas últimas offseasons, grandes trocas aconteceram bem perto do início da pré-temporada. Em 2023, Damian Lillard foi trocado para o Milwaukee Bucks em 27 de setembro, e em 1º de outubro, Jrue Holiday foi para o Boston Celtics. No ano anterior, Donovan Mitchell foi enviado do Utah Jazz para o Cleveland Cavaliers em 3 de setembro.
O Lakers tem uma lacuna na posição de pivô (além de Davis) e precisa de um ou dois alas 3-D. O time também pode melhorar na posição de armador titular, já que D'Angelo Russell costuma jogar bem na temporada regular, mas nos playoffs é super inconsistente e, no geral, fraco na defesa.
Se o Lakers quiser realmente disputar o Troféu Larry O'Brien na próxima temporada, vai ter que aproveitar ao máximo seus poucos ativos de troca, e ao mesmo tempo encontrar um equilíbrio entre ganhar agora e ter recursos suficientes para reconstruir o time quando o LeBron sair.