09 de Setembro de 2024 postado por Renato Campos
O Lakers de Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar deram um grande passo para se tornarem uma verdadeira dinastia quando o time venceu o Boston Celtics em seis jogos e levaram o título da NBA de 1985. O Lakers tinha "dado uma escorregada" nas finais do ano anterior, quando deixou alguns jogos escaparem e foram dominados fisicamente e psicologicamente, perdendo para Boston em sete partidas. E pra piorar, era a primeira vez na história que o Lakers conseguia vencer o Celtics em uma final.
Mas no ano seguinte, uma terceira final seguida entre Lakers e Celtics acabou não acontecendo. O Lakers foi eliminado nas finais da Conferência Oeste por um jovem time do Houston Rockets, que tinha Hakeem Olajuwon e Ralph Sampson, em cinco jogos. A resposta dessa derrota foi bem dura.
O dono do time, Dr. Jerry Buss, achou que o time estava ficando "parado" e acreditou que só havia uma forma de resolver: trocar o All-Star James Worthy com o Dallas Mavericks por Mark Aguirre. Supostamente, Magic Johnson, que era amigo próximo de Aguirre, apoiava a troca nos bastidores.
Aguirre tinha dominado o Lakers nos playoffs
Aguirre era um ala forte e que tinha uma média de 24,6 pontos por jogo nas suas primeiras cinco temporadas. Ele era uma máquina de fazer pontos no garrafão, e Buss tinha acabado de vê-lo detonar o Lakers na segunda rodada dos playoffs, com uma média de 27,2 pontos em seis jogos.
Buss chegou a um acordo com o dono do Mavericks, Donald Carter, para trocar Worthy por Aguirre e a sétima escolha do draft de 1986, que foi usada para pegar Roy Tarpley, um pivô com um potencial gigante. No papel, parecia uma boa troca — Aguirre pontuava mais que Worthy, e Tarpley traria juventude e a possibilidade de ser o sucessor de Abdul-Jabbar, que já estava perto da aposentadoria.
Mas havia um problema enorme, que acabou sendo uma verdadeira sorte.
Jerry West entra em ação
Jerry West, o gerente geral do Lakers, tinha uma mente brilhante para o basquete, e normalmente o Dr. Buss deixava as decisões de pessoal nas mãos dele. Quando West soube que o time estava prestes a trocar Worthy, ele ficou furioso. Sabia que a troca era uma péssima ideia e imediatamente usou seu poder para salvar a situação.
"West ligou para Buss e disse que a troca era um grande erro e que Aguirre – apesar de talentoso – era um jogador egoísta que destruiria a química do Lakers", escreveu Jeff Pearlman no livro Showtime: Magic, Kareem, Riley, and the Los Angeles Lakers Dynasty of the 1980s. "... Worthy, ele explicou, podia fazer 20 coisas diferentes para ajudar o time a vencer. Se Aguirre não estivesse pontuando, ele era inútil."
"... Buss disse a West que ele e Carter já tinham finalizado a troca. (West perguntou): 'Os papéis foram assinados?' (Buss respondeu): 'Não.' (West perguntou): 'Os jogadores foram avisados?' (Buss respondeu): 'Não.' (West perguntou): 'E a imprensa?' (Buss respondeu): 'Também não.' ... (West disse): 'Então, não tá feito'", escreveu Pearlman. "O gerente geral deu um ultimato ao dono: 'Se essa troca acontecer, eu me demito.'"
No final, Buss desistiu da troca, e foi uma das melhores decisões que ele já tomou.
Lakers tomou a melhor decisão
Embora Aguirre pudesse ser comparado a Worthy em termos de habilidade de pontuação, ele tinha a fama de ser um jogador que entrava em conflito com os técnicos e não era exatamente voltado para o time. Além disso, ele não se encaixava no estilo "Showtime" do Lakers, que era rápido e focado em contra-ataques.
Worthy, por outro lado, era discreto, mas sabia ser assertivo. Ele era um dos melhores finalizadores em contra ataques e tinha um dos jogos no garrafão mais refinados da história, com ótimos movimentos de pés, dribles e uma variedade de arremessos.
Com o passar do tempo, o jogo de Worthy cresceu ainda mais, e conforme Abdul-Jabbar foi perdendo espaço, ele assumiu um papel maior no ataque do Lakers. O time recuperou o título em 1987, e no ano seguinte, Worthy marcou 36 pontos, pegou 16 rebotes e distribuiu 10 assistências no Jogo 7 das Finais da NBA, quando o Lakers venceu o Pistons, se tornando o primeiro time a conquistar títulos consecutivos da NBA em quase 20 anos. Ele foi nomeado MVP das Finais e consolidou sua reputação como "Big Game James".
Enquanto Worthy foi para o Hall da Fama do Basquete, Aguirre não teve o mesmo destino.
Embora Aguirre tenha conquistado dois anéis depois de ser trocado para o Detroit Pistons em 1989, Tarpley nunca mostrou todo o seu potencial. Ele deu alguns flashes, mas acabou sucumbindo ao vício em drogas e foi suspenso várias vezes pela liga. Em 1995, foi banido permanentemente.
Essa história é um ótimo exemplo de como, às vezes, as melhores trocas são aquelas que nunca acontecem.