11 de Setembro de 2024 postado por Renato Campos
O assistente técnico do Washington Wizards, Zach Guthrie, foi contratado como o novo técnico principal do South Bay Lakers, time afiliado do Lakers na G League, segundo informações de Adrian Wojnarowski, da ESPN.
"O Los Angeles Lakers está contratando Zach Guthrie para ser o técnico do South Bay Lakers, seu time da G League, conforme fontes informaram à ESPN. Guthrie já trabalhou como assistente na NBA com o Wizards, Mavericks e Jazz."
O South Bay Lakers encerrou a parceria com o ex-técnico Dane Johnson em agosto, após apenas uma temporada, na qual teve uma campanha de 26 vitórias e 24 derrotas.
Guthrie entrou para o time do Wizards em 2021 como assistente do técnico Wes Unseld Jr. Antes disso, ele foi assistente no Utah Jazz com Quin Snyder, entre 2016 e 2020, e passou duas temporadas com o Dallas Mavericks ao lado de Rick Carlisle.
Além de suas experiências como técnico assistente, Guthrie já trabalhou como gerente de scout avançado no Orlando Magic e também como assistente de vídeo no San Antonio Spurs, de acordo com a Associação Nacional dos Treinadores de Basquete.
Bronny James seria o motivo da demissão de Dane Johnson?
Dane Johnson, o ex-treinador do South Bay Lakers, deixou a equipe depois que Bronny James, escolhido na 55ª posição do draft de 2024 e filho de LeBron James, enfrentou dificuldades no início da Summer League.
Agora, a missão de Guthrie será ajudar no desenvolvimento de Bronny James, que deve passar grande parte de sua primeira temporada como profissional jogando na G League.
Guthrie já tem alguma experiência como técnico principal. Ele liderou o Washington Wizards na Summer League em 2022.
Guthrie revela sua visão de treinamento
Em 2023, durante o podcast The Basketball Podcast, apresentado por Chris Oliver, Guthrie falou um pouco sobre sua visão de treinamento. Ele explicou que prefere adotar uma "abordagem holística" com seus jogadores.
“Hoje em dia, acho que muitos treinadores se prendem demais aos detalhes”, disse Guthrie no podcast. “Ficamos focados nas pequenas habilidades, nos treinos específicos, nas jogadas... mas o importante é entender como tudo isso se conecta no jogo real e qual é o contexto.”
“Queremos essas sessões individuais, super focadas no jogador e no desenvolvimento dele. Mas é essencial entender como isso vai impactar o time no geral, no contexto de 5-contra-5. Às vezes tiramos as coisas do contexto e nos perdemos nesses treinamentos individuais, mas no fim das contas, o que importa é como isso contribui para o crescimento da equipe como um todo. Esse é o sentido da abordagem holística.”
Agora, resta aos torcedores do Lakers esperar para ver como Guthrie vai aplicar essa filosofia no desenvolvimento de Bronny James, quando o South Bay Lakers iniciar sua 17ª temporada na G League no dia 9 de novembro, nas instalações de treino do time principal do Lakers.