04 de Setembro de 2024 postado por Renato Campos
Rob Horry não está muito animado com a ideia do Lakers tentar trazer Luka Doncic, para ser a próxima estrela da franquia.
"Você tem que pensar nisso: quantos anos o Luka vai ter (quando seu contrato acabar)?" perguntou Robert Horry. "Tipo uns 31, 32? ... Ele já não é o melhor defensor agora, e esse é o problema do Lakers. Você precisa de caras atléticos que joguem defesa, e o Luka pode pontuar como poucos, mas todo mundo sabe que você teria que tirar as cervejas da mão dele, porque ele não é de se manter em forma. Ele vai continuar sendo bom, mas talvez não seja o que o time realmente precisa."
Robert Horry tem bastante razão em sua afirmação. Quando o contrato do Luka acabar, ele vai estar com uns 31 ou 32 anos, e todo mundo sabe que a defesa nunca foi o ponto forte dele. A gente já viu isso. Ele vai continuar sendo incrível, mas talvez não seja o tipo de jogador que o Lakers precisa nesse momento, especialmente com essa questão da forma física e da defesa.
Kevin O'Connor, do The Ringer, comentou há mais ou menos duas semanas que, quando LeBron James encerrar sua carreira na NBA, o Lakers pode estar de olho no esloveno.
"Já falei sobre isso no Qpodcast e no The Ringer, o Lakers está de olho no Luka pro futuro", disse O'Connor. "Vamos ver se isso vai acontecer. O Dallas acabou de chegar às Finais. O time deles está mais forte que nunca com o elenco de apoio. Isso pode não dar certo. Mas o Lakers, ao não trocar suas escolhas futuras, claramente está pensando no longo prazo agora. Não está apostando todas as fichas, como muitos times fariam com o LeBron James."
Doncic seria o nome ideal para o Lakers?
Doncic não é o jogador mais ágil da NBA, e sua falta de velocidade ficou bem evidente no lado defensivo da quadra nas Finais da NBA de 2024. O Mavericks perdeu para o Boston Celtics em cinco jogos, e o Doncic teve dificuldades para marcar caras como Jaylen Brown e Derrick White no lado defensivo.
Além disso, o astro do Mavericks parecia sem fôlego no ataque durante a série final. Ele não conseguiu manter o bom aproveitamento nos lances livres e nas bolas de três pontos que teve nas outras três séries dos playoffs de Dallas, e quase teve tantas assistências quanto turnovers.
Sua única partida realmente eficiente nas Finais da NBA — tanto em termos de criação de jogadas quanto de pontuação — foi quando a série já estava praticamente decidida. Com o Celtics liderando a série por 3-0, Doncic fez 29 pontos com 12 de 26 arremessos, deu cinco assistências e só perdeu a bola uma vez.
Luka é atualmente um dos melhores da NBA
Embora tenha dúvidas sobre sua forma física, Doncic é um dos jogadores mais talentosos da NBA e fez de tudo um pouco no ataque do Mavericks na última temporada. Em 70 jogos da temporada regular, ele teve médias de 33,9 pontos com 48,7% de aproveitamento nos arremessos e 38,2% nas bolas de três pontos, além de 9,8 assistências por jogo.
Doncic foi o jogador com a maior média de pontos e o segundo com mais assistências por jogo entre os qualificados da NBA na temporada regular de 2023-24.