Espalhe!
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • Bate Papo 0
    Renato Campos

    10 de Setembro de 2024 postado por Renato Campos

    nba_o_dia_que_charles_barkley_quase_foi_trocado_para_o_lakers

    Quem acompanhou a NBA nos anos 80 e 90, lembra muito bem de Charles Barkley. Durante suas primeiras oito temporadas na NBA, o jogador rapidamente se tornou um dos melhores da liga. Ele tinha uma média de 23,3 pontos e 11,6 rebotes por jogo nesse período, e era um jogador único, combinando força, poder, velocidade em quadra aberta e uma habilidade impressionante no arremesso.

    O problema é que o Philadelphia 76ers não conseguiu montar um time campeão ao redor dele, e a frustração de Barkley só aumentava a cada temporada. Na temporada de 1991-92, ele já estava totalmente insatisfeito e ficou claro que queria sair de lá.

    Em certo momento daquela temporada, parecia que o Sixers tinha fechado uma troca que o levaria para o Lakers, um time que tinha acabado de lidar com a aposentadoria de Magic Johnson após ser diagnosticado com HIV. Barkley achou que o negócio estava fechado, mas o Philadelphia cancelou tudo de última hora.

    "O Sixers desistiu", disse Barkley. "Foi uma loucura por duas semanas, então eu sabia que no final das contas seria entre Portland, Lakers ou Phoenix. Um dia, meu agente me liga e diz: 'Philly te trocou para o Lakers.'"

    Barkley começou a comemorar antes da hora, achando que finalmente iria para um time que daria o suporte que ele não tinha nos Sixers.

    "Então eu fui almoçar e comecei a beber", continuou Barkley. "Eu estava tão animado por ir para o Lakers. Três horas depois, recebo outra ligação do meu agente dizendo que o Sixers desistiu do acordo. Eu ainda joguei naquela noite."

    Barkley seria trocado por Worthy e Campbell

    Acredita-se que a troca envolveria o Lakers cedendo James Worthy, que estava no fim da carreira, e o pivô Elden Campbell em troca de Barkley e Ron Anderson, um ala que tinha uma média de 13,7 pontos por jogo naquela temporada.

    O "Round Mound of Rebound" teve que terminar aquela temporada com um time de Philly que ganhou apenas 35 jogos e ficou fora dos playoffs. Na offseason seguinte, ele foi trocado para o Phoenix Suns por Jeff Hornacek, que vinha de sua única aparição no All-Star, e dois jogadores de menor destaque, Andrew Lang e Tim Perry.

    Fica a dúvida: o que teria acontecido com o Lakers se essa troca tivesse acontecido, especialmente se Magic Johnson tivesse voltado na pré-temporada de 1992? O Lakers seria um time cheio de talento, com uma boa mistura de estrelas veteranas e jogadores mais jovens, como o pivô Vlade Divac, que poderia ter disputado seriamente o título da NBA.

    Mas, em vez disso, Barkley e seu novo time tiveram que assistir ao Chicago Bulls de Michael Jordan derrotá-los nas finais da NBA de 1993, conquistando o terceiro título consecutivo. Barkley se aposentou sete anos depois, sem nunca conquistar seu tão sonhado anel de campeão.

    Fala aí!