27 de Setembro de 2024 postado por Renato Campos
Durante esta offseason, o Lakers não fez muitas movimentações. Em vez de apostarem todas as fichas para montar o melhor time possível ao redor de LeBron James e Anthony Davis, eles mantiveram a calma. Com o início do training camp previsto para daqui a menos de uma semana, o Lakers está pronto para entrar na nova temporada com quase o mesmo elenco com o qual terminou a campanha de 2023-24.
Se ainda não está claro, fica difícil imaginar que o Lakers terá chances reais de competir por um título. Eles perderam em cinco jogos para o Denver Nuggets na primeira rodada dos playoffs de 2024, e não se sabe se a contratação do técnico JJ Redick será suficiente para levar o time de um patamar mediano nos playoffs para a elite de uma Conferência Oeste altamente competitiva. Mas o gerente geral Rob Pelinka não está disposto a trocar suas valiosas escolhas de primeira rodada por uma simples melhoria.
Para Pelinka, é crucial que o jogador (ou jogadores) que o Lakers adquirir ajude a construir um time competitivo de forma sustentável, ao invés de apostar em ativos que podem sair após um ano ou em um jogador mais velho que já passou do auge. Segundo Dave McMenamin da ESPN, o Lakers está “aberto” a trocar suas escolhas de draft, desde que o negócio ajude a garantir “excelência sustentada” para o time.
O Lakers está indo devagar, talvez por medo de gastar todos os seus ativos de troca em alguém que não encaixe a longo prazo. Em 2021, o Lakers utilizou muitos recursos, incluindo dois membros importantes do time campeão de 2020, Kentavious Caldwell-Pope e Kyle Kuzma, para adquirir Russell Westbrook. E sabemos que essa troca não deu o resultado esperado.
O Lakers sempre terá um certo magnetismo único. Foi isso que atraiu Anthony Davis em 2019. Com LeBron James nos últimos anos de sua carreira, talvez seja inteligente por parte do Lakers guardar seus ativos de troca para o próximo superstar insatisfeito que queira sair de seu time.
Quem o Lakers poderia trocar?
O Lakers foi associado a alguns jogadores de calibre All-Star, incluindo, mas não limitado a, Trae Young, Dejounte Murray e Zach LaVine, para citar alguns. Murray foi trocado para o New Orleans Pelicans, então ele está fora da conversa, enquanto LaVine pode não estar no nível que o Lakers busca para alcançar a “excelência sustentada”.
Young é um alvo interessante para o Lakers. Com apenas 26 anos, ele é uma ameaça de 28 pontos e 10 assistências por jogo e poderia fazer mágica ao lado de LeBron James e Anthony Davis. James e Young precisariam da bola em suas mãos, mas James pode jogar sem a bola, enquanto Young é capaz de espaçar a quadra, o que ajuda quando ele não for o principal criador de jogadas.
No entanto, os ativos que o Lakers possui podem não ser suficientes para convencer o Atlanta Hawks a trocar Young. Além disso, as deficiências defensivas de Young o tornam um alvo vulnerável nesse lado da quadra, o que pode limitar o potencial do time.
O Lakers pode sempre torcer para que um jogador top 10 ou top 15 fique descontente com sua situação atual e busque novos ares. Mesmo assim, não devem segurar a respiração à espera de algo que pode ou não acontecer.