25 de Setembro de 2024 postado por Renato Campos
Com a nova temporada da NBA prestes a começar, a expectativa está nas alturas para o primeiro jogo do Lakers. Mal podemos esperar para ver como o time vai se comportar sob o comando de seu novo técnico, JJ Redick. Depois de uma temporada passada cheia de altos e baixos, o Lakers parece estar pronto para dar um passo à frente e, há um otimismo renovado.
O novo técnico do Lakers, JJ Redick, já deixou claro que será mais transparente quanto à escalação inicial, diferente do que era com Darvin Ham, que costumava manter mistério.
Ham demorou um tempo para definir uma formação inicial fixa, em grande parte devido às lesões. Mas, quando conseguiu, o Lakers deslanchou, com um desempenho de 23-10 na temporada regular, usando D'Angelo Russell, Austin Reaves, LeBron James, Rui Hachimura e Anthony Davis como titulares.
Em uma participação no podcast Lowe Post, da ESPN, com Zach Lowe, Redick revelou que não pretende mudar esse grupo e vai manter a mesma escalação para começar a temporada:
"Sim, será o mesmo quinteto que teve 23 vitórias e 10 derrotas no ano passado."
Redick ainda explicou como esse grupo funciona bem junto e por que tirar um pouco a bola das mãos de LeBron, com Russell e Reaves em quadra, pode ser algo positivo:
“É engraçado, porque acho que quando as pessoas ouvem sobre LeBron jogando sem a bola, isso não significa que ele não vai ter a bola. LeBron é um dos jogadores mais inteligentes, e acho que usá-lo como bloqueador e encontrar maneiras de colocá-lo em posições específicas na quadra, onde ele pode ser um facilitador e um finalizador, é isso que quero dizer com jogar sem a bola. Não significa que LeBron vai apenas caminhar com a bola ou enfrentar pressão de quadra inteira e fazer pick-and-roll o tempo todo. Não é assim que vamos jogar. Acho que, em termos de como o ataque vai parecer, haverá bastante movimentação. Esperamos melhorar o perfil dos arremessos. Discutimos maneiras de ter mais infiltrações no garrafão, aumentar os arremessos de três pontos e também as concessões que devemos dar a certos jogadores em arremessos de média distância, seja no post ou em isolação. Mas, esperamos melhorar o perfil de arremessos. Acho que, em termos de posse de bola, uma das margens que esse time criou no ano passado, e historicamente com esse grupo, foram os lances livres. Fora isso, não houve muita criação de margens, então vamos tentar criar algumas, uma das quais será enfatizar o rebote ofensivo e as quedas nas zonas de canto. Não estou comparando com um técnico ou sistema anterior, mas essas são algumas das coisas que caracterizarão um time que eu treino.”
Vanderbilt é a incógnita do elenco do Lakers
Com esse quinteto inicial, a rotação do banco do Lakers incluirá Gabe Vincent, Max Christie, Cam Reddish, Dalton Knecht, Jarred Vanderbilt e Jaxson Hayes.
Vanderbilt é uma incógnita aqui, já que pode não estar saudável no início da temporada. Se ele estiver, talvez Redick considere colocá-lo como titular em alguns momentos da temporada, para ter um defensor mais forte na marcação inicial.
De qualquer forma, é bom ver que Redick está sendo transparente com seus jogadores desde o início, para que ninguém tenha dúvidas sobre seu papel no time.