17 de Setembro de 2024 postado por Antonio Collar
Dezessete troféus de campeão. Oito prêmios de MVP. Sete jogadores entre os 10 maiores cestinha na história da NBA. Essas são algumas marcas que, no mundo do basquete, só o Los Angeles Lakers pode se orgulhar de ter alcançado. Mas você sabia que em toda sua gloriosa história a franquia de Los Angeles teve apenas um jogador eleito o melhor defensor da temporada? E foi há quase 40 anos, quando recebeu a honraria pelo seu desempenho na temporada de 1986-1987, mesmo ano em que conquistou seu quarto de cinco anéis jogando no time liderado por Kareem Abdul-Jabbar e Magic Johnson.
Ainda assim, é impossível dizer que o Lakers não tenha sido casa de outros defensores históricos ao longo dos anos. Até porque nesta liga, como bem disse Phil Jackson, os ataques ganham jogos, mas são as defesas que vencem campeonatos. E disso o time da Califórnia entende como poucos. Hoje vamos relembrar alguns dos defensores mais marcantes a terem vestido a camisa amarela e roxa.
Os defensores históricos do Los Angeles Lakers
1. Michael Cooper
Já citado, Michael Cooper é não apenas o provável melhor defensor da história do Los Angeles Lakers, mas uma das grandes figuras na história da franquia. Jogou em Los Angeles por 12 temporadas, sendo seu único time como profissional nos Estados Unidos - mais tarde, ainda teve um ano no basquete italiano antes de se aposentar. Foi campeão cinco vezes entre 1978 e 1990.
Apesar de ter levado o troféu de melhor defensor para casa somente em 1987, fez parte do time de defesa da liga em oito oportunidades - um número impressionante para alguém que esteve em atividade por apenas 12 anos.
2. Kobe Bryant
Kobe nunca foi eleito o melhor defensor da NBA, o que não quer dizer muita coisa. Apesar de o Black Mamba ter ficado marcado como um dos maiores pontuadores do esporte, seu nível de dedicação e intensidade na defesa sempre o fizeram ser também um dos defensores mais indigestos da liga. Kobe gostava do desafio de ser o responsável por parar o melhor atleta do time adversário e todos sabiam. Além disso, também levava jeito para as funções defensivas, sendo muito inteligente na leitura de movimentos dos oponentes. Em 20 anos como profissional, foi escolhido 12 vezes para as equipes de defesa.
3. A.C. Green
Ao lado de Michael Cooper, era um dos pontos de equilíbrio do Showtime que encantou os Estados Unidos na década de 1980. Foi selecionado para as equipes de defesa apenas uma vez na carreira, o que olhando em retrospectiva parece uma grande injustiça. Ganhou o apelido de Iron Man por ter jogado 1.192 partidas consecutivas na NBA, sem nunca ficar de fora por lesão ou qualquer outro motivo.
4. Ron Artest
A verdade é que Ron Artest recebeu, sim, o prêmio de melhor defensor da NBA. A questão é que isso aconteceu em 2004, quando ele ainda defendia o Indiana Pacers, não o Lakers. Ainda assim, sua defesa nos tempos de Los Angeles foi fundamental para a conquista do título de 2010. Ao longo da carreira, Metta World Peace, como é chamado desde 2011, foi selecionado quatro vezes para o time de defesa da liga.
5. Anthony Davis
Se existe um jogador na história do Lakers que poderia ter recebido o prêmio de melhor defensor, este casa é Anthony Davis. Fale o que quiser sobre o monocelha, mas seu impacto na quadra de defesa segue sendo um dos maiores da NBA. Em 2020, ano em que foi campeão ao lado de LeBron James, AD bateu na trave: ficou em segundo na votação, perdendo a disputa para Giannis Antetokounmpo - que também foi escolhido o MVP na ocasião.
A relação de Davis com o prêmio é polêmica, o próprio já declarou publicamente que acredita que nunca será escolhido. Ainda assim, em suas 12 temporadas como profissional, ficou cinco vezes nos times ideais de defesa. A última ocorreu na temporada passada, quando fez parte da primeira equipe de defensores. Com uma nova temporada batendo à porta, 2024-2025 será uma nova oportunidade para o pivô correr atrás desta conquista inédita.