21 de Outubro de 2024 postado por Renato Campos
A temporada 2024-25 marcará o início de uma nova era para o Lakers, com um foco mais forte no desenvolvimento interno dos jogadores. Essa foi uma das decisões mais importantes da offseason de 2024, e o técnico JJ Redick deixou bem claro quais são suas prioridades.
Enquanto o Lakers implementa mudanças que vão alterar suas estratégias em todos os níveis, poucos jogadores têm mais a ganhar do que aqueles que atuam na G League.
Nos últimos anos, o Lakers se destacou em encontrar jogadores talentosos que estavam "escondidos". O time, por exemplo, assinou com Alex Caruso após ele brilhar na G League e trouxe Austin Reaves como agente livre não draftado.
Agora, Redick quer criar um sistema que torne a relação entre a G League e a NBA ainda mais simbiótica, facilitando o processo de descobrir o próximo "diamante bruto".
Esse processo pode começar mais cedo do que o esperado, já que o Lakers está repleto de talentos promissores na G League. O South Bay Lakers terá jogadores sob contrato com o Lakers, além de outros atletas contratados especificamente para a equipe de desenvolvimento.
A pergunta que fica é: Entre os jogadores que foram contratados para o time da G League, quem pode acabar jogando no Lakers?
1. Christian Koloko
O Lakers tomou a decisão surpreendente de dispensar Colin Castleton, destaque da Summer League, após a pré-temporada de 2024. Com isso, surgiu uma oportunidade para outro pivô da G League conquistar minutos na NBA.
Com a profundidade sendo uma preocupação no elenco principal e Castleton fora de cena na G League, Christian Koloko terá a chance de se destacar.
Koloko, de 24 anos, tem 2,13 metros, com uma impressionante envergadura de 2,26 metros. Não é surpresa que ele tenha sido considerado um dos bloqueadores de arremessos mais promissores da NBA antes de ser afastado por conta de um coágulo sanguíneo que ameaçou sua vida e carreira.
Ele registrou uma média de 1,0 toco em apenas 13,8 minutos por jogo na temporada 2022-23, o que se traduz em 2,6 tocos por 36 minutos.
No lado ofensivo, Koloko ainda precisa melhorar seu jogo, mas ele já é uma força nos rebotes. Em 2022-23, ele teve uma média de 1,4 rebotes ofensivos por jogo e 3,8 por 36 minutos—dados que certamente chamaram a atenção do Lakers, que foi o último colocado em rebotes ofensivos na temporada 2023-24.
Ainda não se sabe como o ano longe da NBA afetou Koloko, mas o potencial é claro, e ele deve ganhar tempo de quadra em 2024-25.
2. Quincy Olivari
Quincy Olivari é o novo queridinho da torcida e chamou bastante atenção em um jogo da pré-temporada contra o Milwaukee Bucks. Com Austin Reaves fora e minutos disponíveis no perímetro, o novato não draftado entrou e ajudou o Lakers a vencer.
Olivari marcou 11 pontos, pegou cinco rebotes e deu duas assistências em apenas nove minutos, acertando três arremessos de três pontos, todos no último quarto.
Foi uma maneira incrível de confirmar que o Lakers encontrou um talento promissor para desenvolver na G League. Mesmo antes dessa atuação, já estava claro que Olivari tinha potencial para entrar na rotação da NBA.
Ex-jogador dos Rice Owls e Xavier Musketeers, Olivari é um pouco enigmático em alguns aspectos do jogo, mas quando tudo falha, seu arremesso certeiro pode lhe garantir minutos.
Olivari, de 23 anos, é um armador que se destaca mais como pontuador do que como facilitador, o que pode gerar certa ambiguidade quanto à sua posição. No entanto, ele é um bom reboteiro e tem atributos físicos interessantes para se tornar um defensor de qualidade, capaz de marcar jogadores maiores na NBA e na G League.
Depois de registrar médias de 19,1 pontos, 5,6 rebotes, 2,1 assistências, 1,4 roubos de bola e 3,1 arremessos de três pontos com 42,5% de aproveitamento em sua última temporada universitária, Olivari terá a chance de mostrar que suas habilidades podem se traduzir para a G League—e, quem sabe, para a NBA.
3. Armel Traore
Jogadores altos e dispostos a defender sempre terão chances de integrar uma rotação da NBA. Armel Traore ainda é um jogador cru no ataque, mas como um ala atlético com ótimo tamanho e envergadura, seu potencial para atuar dos dois lados da quadra é evidente.
Traore tem as ferramentas físicas necessárias para que Redick e sua comissão técnica o ajudem a construir uma longa carreira na NBA.
Traore é um atleta natural que joga com intensidade e ataca os rebotes. Isso por si só já o ajuda, pois jogadores que trazem energia e possuem atributos físicos únicos geralmente são vistos com bons olhos por técnicos que buscam melhorar a defesa.
Ainda com 21 anos, há muito tempo para ser paciente com o desenvolvimento de Traore enquanto ele descobre quem é como jogador da NBA.
É improvável que Traore jogue na NBA em 2024-25, caso o Lakers mantenha-se saudável, mas ele tem um apelo de longo prazo. Se conseguir desenvolver um arremesso confiável de fora, ele pode se tornar um legítimo jogador de "3-D" com o tamanho necessário para defender várias posições.
Há muito potencial a ser explorado aqui, e Traore deve aparecer na NBA no futuro, caso desenvolva o que é capaz.