28 de Outubro de 2024 postado por Paola Zanon
Os três primeiros jogos do Los Angeles Lakers na temporada 2024-25 da NBA já são históricos pela primeira sequência de vitórias desde 2010, mas o cenário fica ainda melhor diante das atuações de Anthony Davis.
Com LeBron James beirando os 40 anos, chegou a hora de AD assumir o posto de "rosto" do Lakers como o principal protagonista da equipe —e ele está no caminho certo para isso.
Nas três vitórias do Lakers, contra Timberwolves, Suns e Kings, o pivô marcou, respectivamente, 36, 35 e 31 pontos. Essa é a primeira vez desde 2005 que um jogador do Lakers faz uma sequência de três jogos acima de 30 pontos. E quem fez isso há 19 anos foi ninguém menos que Kobe Bryant.
Isso significa que Davis conseguiu alcançar o feito de um dos maiores ídolos da história do time; aposentado em 2016, Kobe foi o último protagonista do Lakers antes da chegada de LeBron em 2019.
Anthony Davis dos dois lados da quadra
Nas duas últimas temporadas, sob o comando de Darvin Ham, as habilidades de Davis foram muito mais aproveitadas na defesa do que no ataque do Lakers, mas o trabalho de um pivô não se limita apenas em proteger o garrafão.
Domantas Sabonis e Nikola Jokic, por exemplo, lideraram a última temporada da NBA em triplos-duplos e não era raro vê-los como cestinhas das partidas de seus respectivos times —mesmo com bons arremessadores como De'Aaron Fox e Jamal Murray.
O próprio Anthony já havia demonstrado insatisfação com a situação ao insistir para que a diretoria contratasse outro pivô, assim ele teria mais liberdade no jogo ofensivo.
Embora o Lakers ainda não tenha conseguido um grande nome para o garrafão, o novo téncico JJ Redick tem trabalhado para que AD seja efetivo dos dois lados da quadra —e está dando certo, o pivô tem arremessado até da linha dos três pontos.
Na temporada passada, a média de arremessos de perímetro de Davis ficou em 1,4 por jogo, com 27,1% de aproveitamento. Este ano, em apenas três partidas, essa média já subiu para 1,7, com 40% de aproveitamento.
Anthony ainda foi o principal destaque do Lakers nas três vitórias da temporada até agora.