01 de Outubro de 2024 postado por Renato Campos
O Lakers realizou nesta segunda-feira o seu Media Day e apresentou um elenco que já conhecemos bem. Com poucas adições, tivemos poucas novidades além do duo LeBron James e seu filho Bronny trocando piadas em suas entrevistas.
De fato, a maior história desta temporada é a dupla de pai e filho jogando junto pela primeira vez na história da NBA.
LeBron, com quase 40 anos, e pronto para sua 22ª temporada na NBA, estava cheio de energia. Seu filho mais velho agora é seu companheiro de equipe. E o brilho de sua mais recente medalha de ouro ainda estava presente.
“Estou me sentindo muito bem. Tive uma ótima offseason. Tive uma ótima offseason,” repetiu LeBron. “Meu corpo respondeu muito bem enquanto estava com o Team USA. Cuidei disso. E continuei cuidando mesmo depois que paramos de jogar. Então, estou me sentindo muito bem fisicamente. Mentalmente, me sinto ótimo. Muito focado. Muito renovado. Ansioso para começar a trabalhar amanhã. Não pensei sobre o que o futuro reserva. Estou vivendo o momento. Especialmente com o Bronny aqui também. “Não quero deixar de aproveitar este momento. Eu sempre meio que nunca me dei a oportunidade de realmente, você sabe, curtir os momentos.”
LeBron renovou com o Lakers nesta offseason, comprometendo-se com esta temporada e mantendo a opção de jogador para a próxima.
Os momentos ao lado de Bronny James, o novato do Lakers, serão históricos toda vez que acontecerem. Sem dúvida, isso tem deixado LeBron animado.
“Se tivermos algumas oportunidades de jogar juntos durante a temporada, obviamente vai ser incrível. Vai ser ótimo. E aguardaremos o momento em que isso acontecer e seguiremos a partir daí.”
Bronny revela que foi surreal treinar com o pai
Bronny, compartilhando a bancada com o também novato Dalton Knecht, disse que o primeiro dia oficial de trabalho com seu pai foi surreal.
“É uma sensação louca,” disse Bronny. “Eu estava dando uma entrevista para o rádio e olhando para o meu pai tirando fotos. Foi tipo, ‘O que está acontecendo agora?’ Essas foram literalmente minhas reflexões. Apenas absorvendo tudo. Extremamente grato pela oportunidade.”
Mas outra coisa que aconteceu nesta offseason — a vitória nas Olimpíadas — também parece ter deixado LeBron energizado para mais conquistas, com as lições de Paris deixando pouca dúvida em sua mente.
“É muito gratificante poder jogar, jogar em alto nível, trabalhar todos os dias, incentivar uns aos outros. E para mim, pessoalmente, ir lá na minha idade, com todo o tempo de jogo que acumulei, e conseguir atuar no nível que atuei, isso me deu, tipo, uma sensação ainda maior de que, ‘Ok, eu ainda tenho muita gasolina no tanque. Muita,’” disse ele.
“E eu posso ajudar muito um time a ganhar o que for — seja ouro, seja um troféu Larry O’Brien, seja o que for, eu ainda posso fazer a diferença. Então, isso foi muito legal do ponto de vista pessoal, saber que ainda posso estar lá com os melhores jogadores do mundo e ainda ter um papel importante.”
James e Anthony Davis jogando nas Olimpíadas foi um sinal para alguns torcedores do Lakers de que a dupla ainda tem muito para ser uma força na NBA, desde que as peças ao redor deles se encaixem.
Uma dessas peças, D’Angelo Russell, até foi para Paris assistir seus colegas estrelarem.
“Foi muito legal ver ele jogando naquele nível. A camaradagem que eles tinham também foi uma coisa linda,” disse Russell. “Você vê como certos estilos de jogo complementam esses caras. Eu, meio que, já tinha uma ideia, durante o tempo que estive aqui, aprendendo a jogar com eles, ao redor deles e sem eles. Então, acho que ver muitas das estrelas da nossa liga e como elas se comportam dentro e fora da quadra, eu acabei pegando algumas coisas também.”
D'Lo se desculpou pela última temporada
Russell foi uma das grandes surpresas do dia, comprometendo-se a fazer mais jogadas vencedoras sem a bola nas mãos, até se desculpando pela última temporada e demonstrando empolgação pela nova equipe técnica comandada por JJ Redick.
“Eu realmente quero me desculpar no sentido de que mostrei uma falta de profissionalismo em alguns momentos. Mostrei uma falta de percepção do coletivo em alguns momentos. Então, para mim, é manter essa maturidade e profissionalismo ao longo do ano, independentemente dos altos e baixos,” disse Russell. “Cobrar mais de mim mesmo na defesa. Obviamente, eu sei do que sou capaz.
“Mas quando você é substituído em jogadas de ataque-defesa, isso mostra o nível de confiança que seu técnico tem na sua habilidade. Então, para mim, é tentar ganhar essa confiança com o técnico defensivamente. E consistentemente, vou aparecer todos os dias, treino, jogo, pré-temporada, seja o que for, sabendo que o técnico confia em mim também.”
Davis falou sobre falta de reconhecimento
Para Davis, o outro medalhista de ouro do Lakers, a offseason não mudou as críticas que ele sente que recebe de quem ainda não compreende totalmente o seu valor.
Perguntado sobre o que as pessoas não apreciam em seu jogo, Davis respondeu rapidamente.
“Varias questões do meu jogo,” ele disse.
Ainda assim, com outra mudança na comissão técnica, Davis foi novamente incumbido de expandir seu alcance até a linha de três pontos, algo que JJ Redick discutiu com seus novos jogadores.
“Obviamente, temos um dos melhores arremessadores da história como nosso técnico, JJ. Ele tem me incentivado a offseason toda a chutar mais de três,” disse Davis. “Até nas Olimpíadas, quando eu acertava uma de três, ele me mandava uma mensagem: ‘É isso que eu quero ver,’ coisas assim.”
Lakers não terá elenco completo no training camp
O Lakers não estará com o elenco completo no garrafão quando começar o treinamento na terça-feira, já que Christian Wood (joelho) e Jarred Vanderbilt (pé) estão se recuperando de procedimentos da offseason. Ainda assim, havia muito otimismo.
E com LeBron faminto para repetir a sensação da Olimpíada em Paris, quem sabe o que vem por aí?
“Eu nunca perco o contato com o basquete,” disse ele. “Mas foi muito bom jogar — foi ótimo jogar basquete significativo.”
Na terça-feira, o Lakers tenta voltar a esse ponto — e as perguntas sobre o futuro da sua estrela envelhecida serão respondidas mais tarde.