
17 de Outubro de 2024 postado por Paola Zanon
Raul Neto, mais conhecido como Raulzinho, está de volta ao basquete brasileiro depois de sete temporadas na NBA e uma na Euroliga. O mineiro assinou um contrato com o Pinheiros e vai disputar o NBB.
Apesar de estar feliz por jogar no Brasil novamente, Raulzinho ainda tem planos de voltar para a Europa e também não fechou as portas para a NBA, onde ele defendeu times como Utah Jazz, Philadelphia 76ers e Washington Wizards.
Sua primeira temporada na liga norte-americana foi em 2015-16, justamente a temporada de despedida de Kobe Bryant —e isso lhe rendeu memórias especiais.
"O Kobe Bryant ainda estava lá. Sempre que eu jogava contra o Lakers tinha esse glamour", relembrou ele, em entrevista ao Lakers Brasil.
O jogador do Pinheiros também falou que a sensação de jogar em Los Angeles era especial, mesmo que a NBA tenha outras arenas históricas, como o Madison Square Garden, do New York Knicks.
"No começo da minha carreira, todo ginásio era uma coisa fora de série, espetacular. Mas o Lakers tem todo esse glamour, de ser em Los Angeles. Para mim, jogar lá era muito legal, era diferente", contou o atleta.
Kobe Bryant enfrentou Raulzinho em seu último jogo
Uma das memórias mais especiais de Raul na NBA é o último jogo de Kobe Bryant antes de se aposentar. O Los Angeles Lakers enfrentou o Utah Jazz na última rodada da temporada regular em 2016, quando Kobe era o capitão da equipe.
Normalmente, são os capitães dos times que cumprimentam o árbitro e se cumprimentam antes da partida, mas Gordon Hayward, então capitão do Jazz, não gostava de fazer isso e passava a tarefa para os novatos do time —e Raulzinho foi o escolhido.
"Eu não gostava de ir porque era no meio do aquecimento. Mas nesse jogo eu pensei: 'Ainda bem que ele me mandou ir apertar a mão do cara'. E no jogo tiveram duas ou três jogadas que marquei ele", contou, em entrevista à ESPN em 2022.
O Lakers venceu a partida por 101 a 96, com 60 pontos marcados por Bryant.