
14 de Outubro de 2024 postado por Antonio Collar
O Los Angeles Lakers não entrou em quadra neste domingo (13), mas ainda assim o dia foi de muita emoção para a franquia. E especialmente para os fãs mais velhos, que tiveram o privilégio de assistir ao Showtime Lakers comandado por Magic Johnson nos anos 1980.
Um dos membros daquela equipe, o ala-armador Michael Cooper foi introduzido ao Hall da Fama do basquete em cerimônia realizada neste final de semana. Em 12 temporadas pela franquia de Los Angeles, Cooper conquistou cinco títulos da NBA e foi selecionado oito vezes para a equipe de defesa, além de ter sido eleito o melhor defensor da liga em 1988.
Outras lendas do Lakers marcaram presença
Não faltaram homenagens a Cooper. Entre os ex-companheiros presentes, destaque para Pat Riley, antigo treinador da equipe, e Magic Johnson, seu parceiro nas primeiras posições do Lakers.
Riley, aliás, não poupou elogios ao ex-jogador.
"Ele tirava o trabalho duro de todos e se orgulhava muito disso. Acho que Michael Cooper foi o melhor defensor de perímetro de todos os tempos", disse Riley em vídeo publicado pelo Lakers nas redes sociais.
Magic destacou ainda outros aspectos de Coop. Além de um ótimo defensor, esbanjava um atleticismo raro mesmo para os padrões da NBA.
"Michael Cooper trouxe a mentalidade de que não apenas ele era o melhor defensor, mas de que nós estávamos focados na defesa também. Um dos atletas mais incríveis a ter jogado basquete. Eu jogava uma ponte-aérea, e ele voava alto para enterrar", afirmou Magic.
Um dos grandes rivais do Lakers nos anos 1980, Joe Dumars, do Detroit Pistons, também rasgou elogios ao antigo rival.
"Ele aceitou quem ele era para os Lakers. Jogava de armador às vezes, marcava o melhor jogador adversário. Se você começa a fazer todas essas coisas em quadra, você se torna uma conexão para todos os talentos ao seu redor".
Ao final da cerimônia, o próprio Michael Cooper discursou e se emocionou com a nova honraria atribuída à sua vitoriosa carreira.
"Sinto como se estivesse sendo recebido por uma nova família. Uma família com rostos conhecidos. Estou grato e honrado, muito obrigado ao Hall da Fama e a todos vocês", falou o novo membro do mais importante grupo na história deste esporte.