20 de Outubro de 2024 postado por Renato Campos
Quando Magic Johnson se aposentou da NBA, ele o fez como um dos maiores e mais influentes jogadores da história do basquete... alguém que combinava perfeitamente o espetáculo e o carisma com uma competitividade implacável e um senso apurado de cada momento. Ele foi cinco vezes campeão da NBA, três vezes MVP, e selecionado 10 vezes para o All-NBA. E enquanto os fãs mais jovens certamente podem conferir suas estatísticas ou assistir aos seus antigos destaques no YouTube e ficarem maravilhados, hoje em dia, ele é amplamente conhecido por seu uso cômico das redes sociais.
Muitos dos fãs mais jovens de hoje, e até mesmo os jogadores que entraram na NBA, não cresceram idolatrando figuras como Magic Johnson, Larry Bird, ou até mesmo Michael Jordan. Esses jogadores haviam se despedido das quadras muito antes de eles sonharem em jogar na NBA. Os ídolos deles são ícones por si mesmos, no entanto. Jogadores como LeBron James, Kevin Durant e Stephen Curry. Uma evidência disso:
O novato não-draftado do Los Angeles Lakers, Quincy Olivari, nasceu em 2001. Isso significa que, quando ele tinha oito anos, Stephen Curry estava fazendo sua estreia na NBA com o Golden State Warriors. Depois de passar seus anos formativos assistindo ao maior arremessador da história, quando Olivari teve a oportunidade de conversar com Curry após um jogo de pré-temporada dos Lakers contra os Warriors, isso o emocionou a ponto de ele chorar.
Agora voltamos a Magic Johnson, que, com um tweet no sábado à noite, definiu com precisão o que é esse jogo incrível e belo que continua a ressoar com cada nova geração de fãs e jogadores.
"Assisti à entrevista de Quincy Olivari depois de sua atuação de 22 pontos na noite passada contra os Suns, onde ele chorou falando sobre conhecer e conversar com seu herói Steph Curry, mencionando como ele costumava dormir com sua camisa todas as noites. Foi poderoso e realmente me tocou! Todos deveriam assistir quando tiverem a chance. Larry e eu frequentemente recebemos o crédito por ajudar a mudar o jogo, mas Steph Curry, LeBron James e Kevin Durant têm sido fundamentais na mudança do jogo atualmente!"
Steph Curry, LeBron James são os principais ícones da NBA hoje
Momentos como esse estão se tornando cada vez mais comuns, graças em grande parte à notável longevidade de LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant. Ajuda o fato de que não apenas LeBron, Steph e KD ainda estão na liga, mas também são, sem dúvida, três dos dez melhores jogadores do mundo, o que é praticamente sem precedentes, dado o tempo que eles estão jogando na NBA.
Os jogadores mais jovens não têm hesitado em falar sobre a influência que esses três tiveram em suas carreiras profissionais. Anthony Edwards já falou longamente sobre sua admiração por Kevin Durant, mesmo depois de eliminar Durant nos Playoffs da NBA. Antes de sua temporada de estreia com o Dallas Mavericks, Luka Doncic chamou LeBron James de “seu ídolo”. E, apesar do fato de que seu pai teve quatro batalhas nas Finais da NBA contra ele, Bronny James até mencionou Stephen Curry como um de seus jogadores favoritos.
Algum dia (esperançosamente não muito em breve), depois que Steph, LeBron e KD se aposentarem, serão jogadores como Luka Doncic, Giannis Antetokounmpo, Anthony Edwards e Nikola Jokic que serão falados com tanta admiração pela próxima geração de jovens estrelas. E, francamente, isso é algo que a NBA desesperadamente precisa.
Por muito tempo, grande parte da cobertura da mídia sobre a liga foi negativa. Muitas vezes, jogadores de diferentes gerações eram colocados uns contra os outros sem motivo, e isso parecia criar uma divisão entre as eras. Mas, no fim das contas, todos esses jogadores pertencem a uma fraternidade incrivelmente exclusiva, e todos eles deveriam ser celebrados uns pelos outros.