01 de Novembro de 2024 postado por Paola Zanon
Na última quinta-feira (31) o Lakers optou por não renovar o contrato de terceiro ano de Jalen Hood-Schifino, e o jovem se tornará um agente livre irrestrito ao final da temporada 2024-25.
O ala-armador foi selecionado pelo time na 17ª escolha geral do Draft de 2023, mas nunca jogou como o esperado, de acordo com suas médias universitárias.
Na NCAA, Schifino registrou 3,5 pontos, 4,1 rebotes e 3,7 assistências por jogo, além de conquistar uma vaga no time All-Big 10 e o prêmio de Calouro do Ano da Big 10 em 2022-23.
No Lakers, no entanto, esse talento não chegou a aparecer; nos 21 jogos da NBA em que atuou, ele teve médias de 1,6 pontos em pouco mais de cinco minutos. Jalen passou a maior parte da temporada defendendo o South Bay Lakers na G-League, onde mostrou melhor seu potencial. Mas com outros cinco armadores no elenco, ele não fez o suficiente para ter seu contrato renovado.
O cenário poderia ter sido outro diante dos talentos do Draft de 2023; o Lakers deixou passar até nomes que, mais tarde, fizeram parte do All-Rookie Team da NBA (primeiro e segundo).
Confira abaixo cinco opções que seriam melhores que Jalen Hood-Schifino:
Jaime Jaquez Jr. - 18ª escolha
Selecionado pelo Miami Heat, Jaime Jaquez surpreendeu positivamente —em um time com nomes como Bam Adebayo e Jimmy Butler, ele até chegou a ser titular em alguns jogos. Ele atuou em 75 partidas, sendo 20 como titular, e registrou médias de 11,9 pontos, 3,8 rebotes e 2,6 assistências.
Jaquez fez parte do primeiro All-Rookie Team, ficou em quarto lugar na corrida para o prêmio Novato do Ano e em nono lugar na lista de 6º Homem do Ano.
Brandin Podziemski - 19ª escolha
Escolhido pelo Golden State Warriors, Brandin Podziemski foi uma surpresa tão positiva quanto Jaquez. O ala-armador também conquistou uma vaga no meio de estrelas como Stephen Curry, Chris Paul e Klay Thompson.
Brandin disputou 74 jogos, sendo 38 como titular, com médias de 9,2 pontos, 5,8 rebotes e 3,7 assistências. Integrou o primeiro All-Rookie Team ao lado de Jaime e ficou em quinto lugar na corrida para Novato do Ano.
Cam Whitmore - 20ª escolha
Inicialmente projetado para o top-10 do Draft de 2023, Cam Whitmore foi ficando para trás até que o Houston Rockets decidiu aproveitá-lo. Apesar de o então novato ter se dividido entre a NBA e a G-League, ele fez diferença na equipe do Texas.
Em 42 jogos, sendo dois como titular, Cam teve 12,3 pontos e 3,8 rebotes por partida e, na atual temporada, passou a fazer parte do Rockets integralmente.
GG Jackson - 45ª escolha
Maior surpresa do Draft do ano passado, GG Jackson foi selecionado pelo Memphis Grizzlies, que sofreu muito com desfalques ao longo da temporada anterior e precisou recorrer ao então novato —que deu conta do recado.
Jogador mais jovem da liga em 2023, GG teve 14,6 pontos, 4,1 rebotes e 1,2 assistências em 48 jogos, sendo 18 como titular. Suas performances chamaram atenção até de Shaquille O'Neal, que ligou pessoalmente para parabenizá-lo. Jackson ainda fez parte do segundo All-Rookie Team.
Emoni Bates - 49ª escolha
Emoni Bates é um caso de segunda chance que tem muito potencial. O ala-armador era projetado entre as primeiras escolhas do Draft de 2021, mas acabou se envolvendo em problemas legais que o impediram de se declarar naquele ano —e até de jogar na faculdade durante um tempo.
Assim que se recuperou, Bates decidiu tentar uma carreira na NBA e conseguiu, ao ser selecionado pelo Cleveland Cavaliers. Em um time concreto, ele teve espaço em apenas 15 jogos, mas conseguiu números melhores que os de Shifino; foram 2,7 pontos, 0,9 rebotes e 0,7 assistências por partida em 8,9 minutos.