30 de Novembro de 2024 postado por Antonio Collar
Embora Elgin Baylor nunca tenha conquistado um título da NBA, sua carreira permanece como uma das mais respeitáveis da história do basquete. Sua contribuição para o Los Angeles Lakers foi imensa, e seu legado vive até hoje na forma de marcas que devem demorar a serem alcançadas.
Baylor foi a 1ª escolha no Draft de 1958 e vestiu roxo e dourado até se aposentar em 1971, testemunhando a transição da franquia de Minneapolis para Los Angeles. Sua adaptação foi imediata, tornando-se uma peça fundamental para a equipe logo em sua temporada de estreia, levou o prêmio de Novato do Ano.
Seu estilo de jogo agregava diversas qualidades, agregando força física e muita técnica, ele tinha facilidade para criar seus próprios arremessos e criar chances para os companheiros.
O motivo de não ter conquistado títulos fica à cargo de uma época dominada pela dinastia do Boston Celtics, mas Baylor foi uma ameaça constante a essa supremacia, participando de 8 finais.
Cinco marcas impressionantes alcançadas por Elgin Baylor
1º em rebotes (11463): Elgin Baylor não era o jogador mais alto da época, mas tinha uma condição física invejável. Ele aliava seus 1,96m de altura, com impulsão, força e explosão. De todo modo, o mais impressionante dessa marca é que ele domina uma área monopolizada por pivôs justamente em uma franquia com jogadores históricos e dominantes na posição, como Wilt Chamberlain, Shaquille O’Neal e Kareem Abdul-Jabbar.
1º em pontos por jogo (27.4): Baylor é o 4º maior em pontos totais na história da franquia, mas lidera em pontos por jogo. Ele alcançou essa marca através de um estilo de jogo que combinava explosão física com uma habilidade refinada nos arremessos à média distância, resultando em uma eficiência de 43% nos disparos.
2º maior pontuação em um jogo na história da franquia (71): Em 15 de novembro de 1960, Elgin Baylor entregava uma das atuações mais espetaculares da história do basquete, que representava, até 2006, a maior pontuação em um jogo na história da franquia. Claro, essa marca foi superada pela atuação de 81 pontos de Kobe Bryant, mas é necessário ponderar o seguinte: em 1960 não existia a linha de três pontos. Portanto, entregar 71 pontos com 58% de eficiência nos arremessos de quadra é uma marca impressionante.
2º maior total de pontos em uma temporada (2,719, em 1962-63): Na temporada de 1962-63, Baylor atingiu a marca de 2.719 pontos, reforçando seu status como um dos maiores pontuadores de sua geração. Ele vivia seu auge físico e técnico, levando o Lakers para as Finais daquele ano. Apesar desse desempenho histórico, ficou em 2º lugar na votação para MVP, atrás do campeão Bill Russell.
3º com mais triplos-duplos (26): Comprovando sua versatilidade e domínio total do jogo, Elgin Baylor tem o 3º maior números triplos-duplos (26) na história da franquia, atrás apenas de Magic Johnson (138) e LeBron James (45). Para aumentar a noção da magnitude dessa marca, Austin Reaves e Anthony Davis são os jogadores do atual elenco mais próximos de alcançá-la, mas cada um tem apenas 2 triplos-duplos pelo time.