30 de Novembro de 2024 postado por Antonio Collar
A teoria diz que recordes existem para serem quebrados. Mas a verdade é que, no basquete, as mudanças do jogo tornam algumas marcas praticamente impossíveis de serem repetidas.
No caso de uma franquia com uma história tão rica quanto o Los Angeles Lakers, alguns feitos atingidos no passado parecem verdadeiramente inalcançáveis nos dias atuais.
Recorde inacreditáveis do Los Angeles Lakers
33 vitórias consecutivas
Um recorde que ainda segue parecendo impossível de ser quebrado pertence ao Lakers campeão da NBA em 1972. O time comandado por Jerry West, Wilt Chamberlain e Gail Goodrich conseguiu emendar uma sequência de 33 vitórias consecutivas naquele ano.
Quem mais chegou perto disso nos últimos 50 anos foi o Golden State Warriors, que venceu 28 partidas seguidas em duas temporadas diferentes (4 + 24). Neste ano, o Cleveland Cavaliers ficou 15 rodadas sem perder, uma marca impressionante, mas que não chega à metade do que fez o Lakers.
42 rebotes de Wilt Chamberlain
No dia 7 de março de 1969, o Los Angeles Lakers derrotou o Boston Celtics por 105 a 99 no LA Forum. Elgin Baylor Marcou 34 pontos, e Jerry West 25. Ainda assim, a marca que ficou eternizada para a franquia foram os 42 rebotes de Wilt Chamberlain, que venceu o duelo pessoal contra Bill Russell.
A curiosidade é que Wilt foi um atleta tçao dominante na sua época que esta marca, embora seja a maior na história do Lakers, foi apenas a oitava melhor de sua carreira. O recorde pessoal dele foi de 55 rebotes, mas vestindo a camisa de Philadelphia, em 1960.
Outro fato interessante é que esta partida de Wilt pelos Lakers foi também a última vez que um atleta da NBA conseguiu pelo menos 40 rebotes no mesmo jogo. Já se vão 55 anos sem que ninguém tenha conseguido.
11.463 rebotes de Elgin Baylor
Se compararmos com a liga, a marca de Elgin Baylor não é tão impressionante assim. Ele é "apenas" o 27º maior reboteiro na história da NBA, mas é disparado o líder do Lakers no quesito. São mais de mil rebotes de diferença para o segundo colocado, Kareem Abdul-Jabbar.
E na lista do Lakers ninguém conseguiu se aproximar nos últimos 52 anos, desde que ele se aposentou. Para se ter ideia, apenas dois atletas deste século estão no top 10 da franquia em rebotes: Kobe Bryant, terceiro colocado com 7.047, e Shaquille O'Neal, sexto colocado com 6.090.
81 pontos de Kobe Bryant
O aumento no número de arremessos de três pontos fez com que as pontuações coletivas e individuais aumentassem muito na última década. Ainda assim, os 81 pontos marcados por Kobe Bryant em 2006 seguem parecendo coisa de outro mundo.
Cinco jogadores em atividade conseguiram ultrapassar a barreira dos 70 pontos, mas nenhum chegou nos 80. No Lakers, a última vez que alguém chegou pelo menos a 60 foi justamente Kobe, em sua despedida, em 2016.