04 de Novembro de 2024 postado por Paola Zanon
O Los Angeles Lakers teve um ótimo começo de temporada, com três vitórias seguidas depois de oito anos sem vencer um jogo de estreia.
Na sequência, nosso time sofreu duas derrotas —sendo uma muito dura diante do Cleveland Cavaliers—, mas voltou a vencer na última sexta-feira (1º), e agora soma quatro vitórias e duas derrotas.
Apesar de sermos classificados pela própria NBA como a quarta pior defesa até agora, não dá para dizer que o time está atravessando uma má fase —pelo contrário, estamos em quinto lugar no Oeste, que é bem mais competitivo que o Leste.
E por falar em Leste, quem definitivamente vive uma má fase nesse começo de temporada é o Milwaukee Bucks. Campeão em 2021 e com nomes como Giannis Antetokounmpo e Damian Lillard no elenco, o time venceu apenas o jogo de estreia e engatou cinco derrotas consecutivas desde então.
O Bucks é o último colocado na conferência, atrás até mesmo de times como Detroit Pistons, Charlotte Hornets e Washington Wizards, que não dão as caras nos playoffs há alguns anos.
A maior mudança que o time de Milwaukee sofreu desde que foi campeão foi no comando; Mike Budenholzer, que conquistou o título, foi substituído por Adrian Griffin no começo da temporada passada. Após uma temporada regular mediana, Doc Rivers acabou assumindo o comando da equipe nas vésperas dos Playoffs, sendo eliminado na primeira rodada para o Indiana Pacers.
Mesmo diante do fracasso, Rivers ganhou uma segunda chance e, durante a offseason, contratou Darvin Ham para sua equipe técnica —sim, o ex-técnico do Lakers.
Má fase do Bucks é culpa de Darvin Ham?
É impossível afirmar que o ex-técnico do nosso time é o responsável pela sequência de cinco derrotas do Bucks neste começo de temporada, até mesmo porque o treinador principal é Doc Rivers, e ele é quem tem a palavra final.
Apesar disso, não dá para ignorar o começo de temporada do Lakers nos dois anos sob o comando de Ham: três vitórias e cinco derrotas em 2023; duas vitórias e seis derrotas em 2022 —com uma sequência de cinco derrotas seguidas, tal qual o Bucks agora.
Também não dá para ignorar o fato de que logo após a saída de Darvin Ham, JJ Redick conseguiu conduzir praticamente o mesmo elenco para um começo de três vitórias consecutivas, quebrando um tabu de oito temporadas sem vencer na estreia.
Ham pode não ser o técnico principal em Milwaukee, mas ajudar Doc Rivers a montar estratégias vencedoras, principalmente com peças como Giannis e Lillard, faz parte de seu trabalho —e isso não está acontecendo por enquanto.