25 de Novembro de 2024 postado por Antonio Collar
O Los Angeles Lakers tem uma grande curiosidade quando o assunto é a lista de maiores assistentes na história da NBA. Dois dos cinco jogadores que mais deram passes para cesta na história da liga atuaram na franquia em algum momento da carreira, mas o principal assistente do time não está nesta lista.
No caso, estamos falando de LeBron James (4º maior assistente de todos os tempos) e Steve Nash (5º). LeBron, como todos sabem, está em sua sexta temporada com a camisa roxa e amarela. A passagem de Nash foi mais curta, apenas dois anos, com somente 65 partidas.
LeBron acumula até o momento da publicação deste texto 2.947 assistências pelo Lakers, enquanto Steve Nash teve apenas 419, número discreto em se tratando do quinto maior passador da NBA.
Magic Johnson é o maior assistente na história do Lakers
Esta até que é bem fácil, vai. Como era de se imaginar, o jogador com mais assistências na história do Los Angeles Lakers é Magic Johnson. Afinal de contas, o cérebro do Showtime Lakers dos anos 1980 é até hoje o dono da maior média de passes para companheiros marcarem na NBA.
Sétimo colocado no ranking geral, Magic se aposentou com mais de 10 mil assistências e uma impressionante média de 11.2 por jogo. Esse número poderia ser ainda melhor se ele não tivesse sido obrigado a abandonar o jogo por quatro temporadas aos 31 anos após descobrir ser portador do vírus do HIV.
Em 1996, já aos 36 de idade, Magic ainda retornou ao Lakers para uma última temporada como profissional. Foi também sua pior marca em termos de assistências, com 6.9 em quase 30 minutos em quadra.
A lista completa inclui
1. Magic Johnson
Assistências: 10.141
Média no Lakers: 11.2
2. Kobe Bryant
Assistências: 6.306
Média no Lakers: 4.7
3. Jerry West
Assistências: 6.238
Média no Lakers: 6.7
4. Norm Nixon
Assistências: 3.846
Média no Lakers: 8.3
5. Michael Cooper
Assistências: 3.666
Média no Lakers: 4.2