
22 de Dezembro de 2024 postado por Renato Campos
Há poucas semanas, o Lakers estava de mal a pior na temporada da NBA. A equipe perdeu oito dos últimos 11 jogos, com uma defesa problemática e a incapacidade de fazer as jogadas decisivas nos dois lados da quadra.
A derrota para o Atlanta Hawks na prorrogação, no dia 6 de dezembro, parece ter sido a virada de chave. Desde então, o Lakers venceu quatro das últimas cinco partidas e está em uma sequência de três vitórias consecutivas, incluindo duas sobre o Sacramento Kings, na quinta-feira e no sábado. O confronto de sábado foi decidido nos últimos segundos e era o tipo de jogo que o Lakers provavelmente teria perdido no início da temporada ou nas duas temporadas anteriores. Mas desta vez, o time conseguiu segurar a vitória por 103 a 99.
O segredo está nos detalhes
LeBron James, que liderou a equipe com 32 pontos, destacou em entrevista à Spectrum SportsNet que a mudança veio graças à atenção aos "pequenos detalhes" que fazem a diferença em momentos decisivos.
"Essas duas vitórias foram sobre fazermos as pequenas coisas," disse James. "Porque não conseguimos acertar nem mesmo o oceano com nossos arremessos. Mas conseguimos vencer em um ambiente hostil porque focamos nos detalhes e defensivamente temos sido impecáveis."
Jogadas decisivas no momento certo
Um momento chave na vitória de sábado ilustra bem esse ponto. Com o placar em 101-99 para o Lakers e apenas segundos restantes no relógio, Anthony Davis foi para a linha de lance livre após ser parado em um arremesso de longa distância. Ele errou os dois lances livres, algo que já aconteceu antes, deixando a porta aberta para um possível revés. Situação parecida ocorreu há cerca de um mês, quando Davis desperdiçou dois lances livres nos segundos finais contra o Orlando Magic, e Franz Wagner acertou o arremesso de três pontos que deu a vitória ao adversário.
Dessa vez, porém, o desfecho foi diferente. Após o segundo erro de Davis, Rui Hachimura conseguiu desviar o rebote para longe da defesa adversária, permitindo que Austin Reaves fosse rapidamente parado com falta. Reaves converteu os dois lances livres, garantindo a vitória.
Jogo em 2 pontos de diferença com 12 segundos pro final.
— Matchup Brasil (@MatchupBR) December 22, 2024
Anthony Davis vai pra linha, ERRA os dois
MAS, o Kings não consegue pegar o rebote. Tapinha salvador de Rui Hachimura.
Austin Reaves foi pra linha do lance-livre e acertou os 2.
pic.twitter.com/iDrEghok10
A defesa como pilar da recuperação
O principal motivo para a virada do Lakers tem sido o desempenho defensivo. Nos últimos cinco jogos, o time manteve os adversários abaixo dos 100 pontos em quatro ocasiões e, nas últimas 11 partidas, apenas dois times conseguiram ultrapassar a marca de 110 pontos.
O Lakers ainda tem ajustes a fazer, especialmente no ataque, mas o compromisso com a defesa e os "pequenos detalhes" estão começando a dar resultados. Se a equipe continuar nesse ritmo, pode encontrar consistência e se firmar como um time competitivo nesta temporada.