
27 de Janeiro de 2025 postado por Paola Zanon
Anthony Davis já se provou como um dos maiores defensores da NBA, mas até hoje, em sua 12ª temporada na liga, ele ainda não conquistou o tão sonhado prêmio de Defensor do Ano.
E mesmo com uma média de 11,9 rebotes e 2,2 tocos por jogo na atual temporada, o pivô do Lakers acredita que, mais uma vez, o maior prêmio de defesa da liga vai ficar longe de suas mãos.
Em uma entrevista para Shams Charania, jornalista da ESPN, Davis afirmou que existe uma "narrativa" para que o Defensor do Ano seja Victor Wembanyama, apesar da campanha negativa do San Antonio Spurs de 20 vitórias e 23 derrotas —até o momento.
"Sinto que a narrativa está sendo empurrada para Wemby ganhar. Ele está com uma média de quatro tocos... Mas é só sobre tocos então? Não sei mais como as coisas funcionam", desabafou Anthony.
Anthony Davis: "Defensive Player of the Year..."
— ClutchPoints (@ClutchPoints) January 27, 2025
Shams: "Do you agree Wemby's gonna get it?"
AD: "I feel like the narrative is being pushed for Wemby to get it. Right? He's averaging what like 4 blocks... I don't know how anything works anymore."pic.twitter.com/PSzD2On3o6
Wembanyama pode ser o Defensor do Ano?
De fato, Wembanyama lidera a liga na média de bloqueios, com 3,9 por partida, mas essa é a única estatística em que ele está à frente de Anthony Davis. O francês tem 10,8 rebotes e 1,1 roubos de bola por jogo, enquanto o defensor do Lakers fica à frente nos roubos por um décimo a mais.
Em pontos, Anthony também lidera, ainda que por pouco: são 25,9 contra 24,5. O maior fator de diferença entre eles, de fato, é a colocação de suas respectivas equipes. Enquanto o Spurs é o 12º colocado na Conferência Oeste, o Lakers é o quinto, com 25 vitórias e 18 derrotas.
Ou seja, tirando a média de tocos por jogo, Davis supera Wembanyama em todas as outras estatísticas. E como o próprio Anthony disse, os critérios para a escolha de quem leva o prêmio de Defensor do Ano não são muito claros.