
23 de Janeiro de 2025 postado por Paola Zanon
Na noite desta quinta-feira (23) acontece um dos maiores clássicos da NBA: O Lakers recebe o Boston Celtics em Los Angeles para o primeiro confronto entre as equipes na atual temporada.
Os dois são os times com o maior número de títulos da liga na história; o Celtics tem 18, enquanto o Lakers fica apenas um número atrás. Mas o fato de o nosso time ter deixado Jayson Tatum passar no Draft de 2017 para ficar com Lonzo Ball faz os torcedores se perguntarem até hoje se a história poderia ter sido diferente.
A resposta mais provável é que não, e talvez Tatum sequer fosse a estrela que se tornou em Boston. O maior indício para isso é que dois anos mais tarde, o próprio Lonzo foi trocado para o New Orleans Pelicans, mesmo ocupando uma posição que o Lakers tinha necessidade de ser preenchida.
Em Los Angeles, Jayson seria pouco usado pois, naquela época, as posições de ala e ala-pivô estavam bastante abastecidas. Ele poderia ter passado seu ano de estreia no banco em vez de se destacar em um time titular, como aconteceu.
Por que o Lakers não quis Jayson Tatum?
Anos mais tarde, Saquille O'Neal confirmou que o motivo para Jayson Tatum não ter sido draftado pelo Lakers foi justamente a grande quantidade de jogadores na mesma posição que ele que já estavam no elenco.
Lakers é o time de infância de Tatum, que tem como seu maior ídolo Kobe Bryant. Seu sonho, na época, era ter sido draftado pelo time de Los Angeles, mas ele sequer chegou a realizar treinos com a equipe.
Desde o começo, o agente de Jayson sabia do interesse do Lakers em Lonzo Ball; ele mesmo barrou o contato do então prospecto com o time porque não viu necessidade de levá-lo até Los Angeles, sendo que definitivamente não teria sido escolhido.