
20 de Fevereiro de 2025 postado por Renato Campos
A troca do Lakers por Luka Doncic continua sendo um dos grandes tópicos da NBA. A negociação que enviou Anthony Davis para o Dallas Mavericks em troca de um talento top 5 da liga ainda está repercutindo, especialmente pelo fato de que poucas pessoas sabiam que o acordo estava em andamento.
Durante uma gravação do podcast "Gil’s Arena", Rich Paul, agente de LeBron James e Anthony Davis, revelou que se ele ou outras figuras influentes soubessem antecipadamente da troca, ela provavelmente não teria acontecido.
“99,9% do tempo, eu sei o que está acontecendo. A única vez que eu não soube foi essa. Eu sempre soube da afinidade de Nico (Harrison) por AD, então o destino não foi uma surpresa. E, obviamente, quem estava envolvido foi um choque. Estou feliz que não soube, e feliz que ninguém mais soube, porque provavelmente não teria acontecido.”
Agora, com LeBron e Luka juntos, o Lakers tem dois dos maiores nomes do basquete e se prepara para construir um elenco competitivo em torno deles nos próximos cinco a dez anos. O vice-presidente de operações de basquete do Lakers, Rob Pelinka, já está em busca de reforços para maximizar o potencial de Doncic e transformar o time em um candidato legítimo ao título.
Luka Doncic ficou impressionado com a agressividade de Pelinka no mercado
Pouco depois de fechar a troca por Doncic, Pelinka tentou reforçar o garrafão com a contratação de Mark Williams, pivô do Charlotte Hornets. O movimento, porém, foi frustrado após Williams não passar nos exames médicos, o que fez com que o acordo fosse rescindido.
Apesar da decepção, Doncic ficou impressionado com a rapidez com que Pelinka se movimentou no mercado, demonstrando um compromisso em construir um elenco ao seu redor.
“Não houve nenhum descontentamento por parte de Doncic com o cancelamento da troca por Mark Williams. Fontes dizem que Doncic, em sua primeira conversa sobre construção de elenco com Pelinka, disse que entendia que poderia levar até a offseason para fazer essa adição... e saiu impressionado com a velocidade da movimentação do Lakers.” (Marc Stein)
A prioridade para o Lakers será encontrar um pivô atlético e eficiente no pick-and-roll, um perfil de jogador que maximiza o talento de Luka. Pelinka deve buscar esse reforço na offseason, trazendo uma peça que ajude Doncic a explorar seu jogo no nível mais alto.
Doncic livre de destrições de minutos
Após lidar com uma lesão na panturrilha desde o Natal, Doncic foi submetido a uma restrição de minutos em seus primeiros jogos pelo Lakers. No entanto, segundo JJ Redick, essa limitação acabou e o esloveno estará 100% disponível daqui para frente.
“Ele está bem. Aqueles cinco ou seis dias extras de All-Star Break foram bons para ele. Seus minutos serão aumentados no próximo jogo, e não acredito que haverá mais restrições daqui para frente.” (JJ Redick para Mark Medina, Fox Sports)
Essa é uma ótima notícia para o Lakers, que precisa de Doncic em sua melhor forma para consolidar sua posição no top 6 da Conferência Oeste. Com 32-21, a equipe ocupa a 5ª posição, mas está apenas meio jogo atrás do Houston Rockets (4º lugar).
O objetivo principal é evitar o torneio de play-in, garantindo uma vaga direta nos playoffs. Com Doncic e LeBron saudáveis e jogando sem restrições, o Lakers pode se tornar um forte candidato a uma longa campanha na pós-temporada.