
17 de Fevereiro de 2025 postado por Renato Campos
Depois de mais de duas semanas, a troca de Luka Doncic para o Lakers continua deixando muita gente confusa. Afinal, ele era uma estrela amada pelo Dallas Mavericks, um ídolo que brilhava em quadra e tinha conquistado o coração da torcida. Mas supostas questões envolvendo atitude, falta de defesa e condicionamento físico fizeram o Mavericks agir antes que Doncic se tornasse elegível para um contrato supermax.
Por outro lado, Doncic está animado para vestir a camisa do Lakers. É um novo capítulo na carreira do esloveno, mas ele mesmo admite ainda estar absorvendo tudo o que aconteceu.
“Entrar para o Lakers é uma honra incrível”
Durante sua apresentação, Doncic não poupou elogios ao Lakers:
“Entrar para o Lakers é uma honra incrível. Estou aqui para dar o meu melhor e ajudar este time a vencer. O Lakers tem uma história tão rica, e estou pronto para fazer parte disso.”
Apesar da empolgação, o jogador reforçou o quanto o tempo em Dallas foi importante para ele:
“Passei muito tempo em Dallas e construí memórias incríveis lá. É difícil deixar isso para trás. Sempre vou valorizar o Mavericks e seus torcedores. Eles fizeram de mim o jogador que sou hoje, e não levo isso na brincadeira.”
Por fim, Doncic deixou claro que, mesmo com a mudança, a conexão com o antigo time e a cidade permanecerá:
“É um novo começo e estou ansioso por isso. Mas não vou esquecer meu tempo em Dallas. Vou sempre carregar isso comigo.”
Expectativas em quadra
Nos dois primeiros jogos pelo Lakers, sob restrição de minutos, Doncic registrou médias de 15,0 pontos, 4,5 rebotes e 4,0 assistências. A tendência é que a carga de jogo aumente após o All-Star break, o que deve ajudar o Lakers a buscar objetivos ambiciosos na temporada:
- Alcançar 50 vitórias pela primeira vez desde 2020.
- Garantir uma das quatro primeiras posições na Conferência Oeste.
Atualmente, o Lakers se encontra no 5º lugar e acredita que a chegada de Doncic pode ser o necessário para subir ainda mais na classificação.
Luka e a lealdade: “Achei que ia passar minha carreira inteira lá”
A troca de um jogador que dizia querer se aposentar no Mavericks gerou muitas discussões. Em sua coletiva de imprensa, Doncic se abriu:
“Eu achava que ia passar minha carreira inteira lá porque lealdade é algo muito importante pra mim, e eu tentava manter isso. Mas este, pra mim, é um novo começo. Agora vou jogar em LA, a torcida é incrível e tem o oceano aqui, então é algo muito grande pra mim.”
Mesmo assim, ele preferiu não criticar ninguém diretamente no Mavericks, enfatizando a gratidão pelos companheiros de time, treinadores e torcedores:
“Só estou empolgado por estar aqui e começar essa nova jornada. Obviamente, em algum momento, eu sabia que isso ia acontecer. Mas diria que sempre tento manter uma postura elevada. Tive momentos incríveis em Dallas com todos os meus companheiros, treinadores e, principalmente, com os torcedores. Eles sempre me apoiaram e foi uma jornada maravilhosa.”
Motivação extra para calar os críticos
É sabido que uma das razões para a troca foi a falta de confiança do Mavericks na capacidade de Doncic de se manter em forma e saudável. Sobre isso, ele disse:
“É uma motivação. Eu sei que não é verdade. Mas é um estímulo. Cheguei aqui, em um dos maiores clubes da história do esporte, então é uma grande motivação para uma longa trajetória.”
Ele garante que usará essa desconfiança como combustível para melhorar ainda mais seu desempenho.
O que vem pela frente?
Fica claro que Doncic ainda está abalado com a troca, mas a vida de atleta é assim: ele terá pouco tempo para lamentar, pois precisa ajudar o Lakers a brigar pela parte de cima da tabela. Além disso, ele passa agora pela transição de mudar sua jovem família de Dallas para Los Angeles, o que não é tarefa simples.
No fim das contas, a troca de Luka Doncic pode se tornar um marco para o Lakers e para a carreira do próprio jogador. Se ele conseguir corresponder às expectativas, Los Angeles tem tudo para voltar aos holofotes da NBA, e Doncic poderá se firmar, ainda mais, como um dos maiores nomes do basquete mundial.