
11 de Fevereiro de 2025 postado por Renato Campos
Luka Doncic fez sua estreia pelo Lakers na segunda-feira, jogando 23 minutos na vitória dominante sobre o Utah Jazz. O astro esloveno terminou a partida com 14 pontos, cinco rebotes e quatro assistências, acertando 5 de 14 arremessos e apenas 1 de 7 da linha de três pontos.
Embora tenha sido uma atuação discreta para seus padrões, a presença de Doncic teve um impacto imediato no time de JJ Redick. O Jazz foi obrigado a marcar Doncic e LeBron James no mano a mano, já que dobrar a marcação em um dos dois poderia resultar em consequências catastróficas.
Ao falar com a imprensa após sua estreia, Doncic fez uma declaração confiante sobre o potencial da equipe.
"Somos um time muito perigoso", disse Doncic. "Acho que a bola se movimentou muito bem no ataque e podemos dificultar muito para os adversários na defesa."
"Very dangerous."
— SportsCenter (@SportsCenter) February 11, 2025
— Luka Doncic on how good this Lakers team can be pic.twitter.com/aXvZWYV3RS
Ainda levará algum tempo até vermos o melhor de Doncic no Lakers, assim como será necessário paciência para avaliar como a dupla com LeBron se desenvolverá. No entanto, se a vitória sobre o Jazz serviu como teste, tanto Doncic quanto o Lakers passaram com louvor.
Luka Doncic first game as a Laker is in the books!
— NBA (@NBA) February 11, 2025
14 PTS | 5 REB | 4 AST | 6th straight Lakers W
Just getting started on his new era in Los Angeles pic.twitter.com/hsW0Nxao4F
A mensagem de LeBron para Doncic
Antes do início do jogo, LeBron James fez questão de enviar um recado direto a Doncic durante a roda de preleção. O veterano não mediu palavras ao dar um conselho para o novo astro da equipe.
"Luka, seja você mesmo. Não tente se encaixar, sobressaia", disse LeBron.
"Luka, be your f---ing self. Don't fit in, fit the f--- out."
— SportsCenter (@SportsCenter) February 11, 2025
-LeBron to Luka pic.twitter.com/qj8Tbk8M8R
LeBron já dividiu a quadra com talentos de alto nível antes, mas nunca havia jogado com alguém cujo estilo de jogo se assemelhasse tanto ao seu. Ambos possuem um QI de basquete altíssimo, e a expectativa é que rapidamente descubram como potencializar o jogo um do outro.
Se conseguirem desenvolver essa química rapidamente, o Lakers se tornará um pesadelo para qualquer defesa na NBA.
Lakers deve focar no futuro?
O ex-tricampeão da NBA Danny Green acredita que o Lakers deveria se concentrar no futuro ao invés de tentar competir pelo título nesta temporada. Suas declarações vieram após o cancelamento da troca por Mark Williams, que falhou nos exames médicos.
"Eles podem vencer alguns jogos, mas não estão em uma situação de 'vencer agora'", disse Green no programa ‘Run It Back’ da Fan Duel TV. "Eles tinham bons movimentos para o presente e o futuro quando trouxeram Mark Williams. Mas agora é só Luka. Você precisa construir ao redor dele neste verão, porque não dá para fazer isso agora… Mark Williams era uma peça importante."
Doncic foi adquirido para ser o futuro do Lakers. No entanto, se ele conseguir ajudar LeBron a conquistar mais um anel, todos saem ganhando. Rob Pelinka sabia que trazer Doncic mudaria completamente a abordagem da equipe.
Mesmo assim, Redick e seu time têm peças suficientes para garantir uma boa campanha nos playoffs, apesar da evidente carência na posição de pivô. O desafio agora será encontrar a melhor maneira de maximizar o talento disponível e construir um elenco capaz de competir em alto nível.