
06 de Fevereiro de 2025 postado por Renato Campos
A troca de Luka Doncic para o Lakers deixou a NBA em estado de choque. Afinal, quem esperaria que o Mavs abriria mão tão facilmente do jogador que não apenas carregava o time em quadra, mas também se importava genuinamente com a comunidade de Dallas? Pois é justamente esse sentido de injustiça que Sasa Doncic, pai do armador, destacou em entrevista ao canal esportivo Arena, na Eslovênia.
Críticas do pai e a dor do adeus
Sasa não economizou palavras para demonstrar sua decepção. Ele falou sobre a “hipocrisia” de alguns membros da organização do Mavericks, lembrando o quanto Luka se doava ao time e à cidade. Não bastasse liderar a equipe em quadra, disputando mais de 100 partidas na última temporada com marcação dobrada, o camisa 77 ainda encontrava tempo para ações beneficentes, visitas a hospitais e participação em eventos sociais.
"Com essa troca, a hipocrisia por parte da organização dos Mavs me machuca pessoalmente. Acho que o Luka absolutamente não merecia isso. Sei que ele se sacrificou muito. Sei que o Luka realmente respeitava Dallas. Ele respeitava toda a cidade, ajudava crianças e não tinha problema em ir a hospitais e eventos de caridade. Ele jogou 100 jogos na última temporada, com cerca de 40 minutos por partida, sendo marcado em dupla o tempo todo... Sinto que isso é muito injusto por parte de certas pessoas em Dallas."
Para o pai do astro, o que mais dói é o desrespeito. Afinal, Luka sempre demonstrou carinho por Dallas, nunca reclamou publicamente da falta de ajuda dentro de quadra ou de um elenco mais competitivo. Depois de liderar o Mavs a duas Finais de Conferência e uma aparição nas Finais da NBA, muitos acreditavam que ele seguiria como um “Mav for life”. Porém, tudo mudou repentinamente.
Torcedores indignados e futuro no Lakers
A torcida do Mavericks ainda tenta entender os motivos que levaram o time a trocar seu maior ídolo desta geração por Anthony Davis. Enquanto uns enxergam um motivo esportivo — privilegiar a defesa e buscar uma mudança drástica — outros, como Sasa Doncic, só veem uma grande injustiça. Seja como for, o resultado é o mesmo: Luka agora é peça fundamental do Lakers, e o Mavs segue sem seu jovem astro.
Para os torcedores, fica o sentimento ruim. Por um lado, muitos não queriam ver Luka partir e se sentem traídos pela diretoria. Por outro, há quem deseje sorte ao ídolo em L.A. e espere que ele brilhe no Lakers — um dos times mais icônicos da NBA. Se as críticas de Sasa servirão de combustível para Doncic elevar ainda mais seu nível de jogo, só o tempo dirá.
No fim das contas, a dura realidade é que, na NBA, laços com a cidade e dedicação incondicional nem sempre são suficientes para garantir a permanência de um atleta. E se há uma certeza nessa história, é que Luka Doncic nunca será esquecido em Dallas — nem pelos feitos em quadra, nem pelo respeito que demonstrou à comunidade local. Agora, vestindo a camisa do Lakers, ele inicia um novo capítulo da carreira, enquanto os fãs do Mavs tentam lidar com a sensação de que algo simplesmente não faz sentido.