
08 de Fevereiro de 2025 postado por Renato Campos
Uma imagem obtida pela emissora local WFAA, em Dallas, trouxe novos detalhes do ponto de partida para a troca que surpreendeu a NBA ao enviar Luka Doncic para o Lakers e levar Anthony Davis ao Dallas Mavericks. A foto, tirada em 7 de janeiro, mostra o gerente-geral do Mavs, Nico Harrison, reunido com o gerente-geral do Lakers, Rob Pelinka, em um café localizado no saguão de um hotel na cidade texana.
O encontro no café: “E aí, você topa?”
De acordo com a WFAA, o autor da foto foi o torcedor do Lakers, Asad Munir, que reconheceu imediatamente Pelinka, embora não soubesse quem era Harrison. Posteriormente, descobriu-se que esse foi exatamente o encontro citado pela dupla, quando Harrison convidou Pelinka para o Ascension Coffee a fim de “iniciar” as conversas sobre uma eventual troca.
CAUGHT ON CAMERA | Here's the coffee shop meetup moment when Mavs GM Nico Harrison and Lakers GM Rob Pelinka started Luka Doncic trade talks, shifting the landscape of the NBA.
— WFAA (@wfaa) February 7, 2025
STORY: https://t.co/Hp3urdZrDF pic.twitter.com/mXivcq8Nsr
Em entrevistas anteriores, a repórter Ramona Shelburne, da ESPN, já havia relatado que a transação começou nesse café, local em que Harrison e Pelinka trocaram ideias e pensaram: “Você toparia? Não sei, me deixa pensar”. Um mês depois, o negócio foi concretizado numa troca tripla que levou Doncic a Los Angeles e trouxe Anthony Davis para Dallas.
Reação em Dallas: ameaças e protestos
A repercussão da troca em Dallas não foi nada fácil. O gerente-geral Nico Harrison, que concedeu entrevista coletiva após a negociação, revelou que vem recebendo “ameaças de morte” e “insultos raciais” por ter decidido enviar Luka Doncic ao Lakers. O clima pesado reflete o descontentamento de muitos torcedores do Mavericks, inconformados com a saída repentina de seu maior astro.
Por conta do clima de tensão, Harrison não ficará nas arquibancadas do American Airlines Center no jogo deste sábado, quando o Mavs recebe o Houston Rockets. O dirigente parece estar evitando exposição pública, considerando as reações extremas de parte da torcida.
Anthony Davis em Dallas e a estreia de Doncic em Los Angeles
Enquanto isso, Anthony Davis se prepara para fazer sua estreia pelo Mavericks exatamente neste sábado contra o Rockets. O pivô declarou que enxerga seu papel em Dallas como o de trazer “esperança e confiança” aos torcedores, reforçando o porquê de Harrison ter apostado pesado nele.
Já para os lados do Lakers, a expectativa é que Luka Doncic possa voltar às quadras na próxima segunda-feira, contra o Utah Jazz, conforme reportou Dave McMenamin (ESPN). Será a primeira vez que o jogador jogará desde a lesão sofrida no Natal, em seu último jogo pelo Mavs. A torcida do Lakers mal pode esperar para ver o esloveno em ação com a camisa roxa e dourada, na esperança de começar um novo capítulo vitorioso ao lado de LeBron James.
O desfecho de um encontro improvável
O que começou como um encontro reservado, fotografado por acaso em um café no centro de Dallas, culminou na maior movimentação desta temporada. Em pouco mais de um mês, a ideia “será que toparia?” transformou-se num negócio que abalou a liga e o coração de muitos torcedores, principalmente os do Mavericks. Agora, resta acompanhar os próximos passos: Anthony Davis inicia sua caminhada em Dallas, enquanto Luka Doncic está prestes a assumir de vez seu posto como pilar do Lakers, prometendo grandes emoções na reta final da temporada da NBA.