
13 de Março de 2025 postado por Renato Campos
No início da temporada, Anthony Edwards deixou claro que não gostava de ser marcado por dois defensores ao mesmo tempo. No entanto, desde então, a estrela do Minnesota Timberwolves tem demonstrado mais habilidade para lidar com as marcações duplas – e isso pode ter um pouco a ver com Luka Doncic.
No começo do ano, Edwards passava por um momento difícil e começou a enfrentar marcações duplas com mais frequência, especialmente após a saída de Karl-Anthony Towns na offseason. Na época, ele reclamou da situação e do impacto que isso tinha no seu jogo.
“Não quero parecer que estou correndo atrás da bola o tempo todo”, disse Edwards. “Mas quando dobram a marcação em mim e passo a bola, vou para o canto e eles me dobram de novo. Então, honestamente, não sei o que fazer. Claro que não é divertido, porque não quero parecer que não estou me esforçando ou que não sou tão bom quanto realmente sou. Mas não consigo mostrar isso porque estou sendo constantemente dobrado.”
Agora, as coisas mudaram. Edwards aprendeu a usar essa atenção extra a seu favor – e para o benefício do Timberwolves.
Após a vitória do Minnesota por 115-95 sobre o Denver Nuggets, na qual ele liderou a equipe com 29 pontos e 6 assistências, Edwards explicou que observar outros jogadores da NBA, especialmente Luka Doncic, o ajudou a melhorar esse aspecto do seu jogo.
“Eu assisto a vídeos disso o tempo todo, vejo qual é a melhor leitura – agora eu sei que o defensor da ajuda sempre estará lá, que o canto vai estar livre e que eles vão começar a antecipar essa jogada, deixando a ala aberta”, disse Edwards. “São pequenos detalhes, e eu vejo como outros jogadores que são dobrados lidam com isso. Como eles atacam essa marcação e como tentam manipulá-la, especialmente o Luka. Eu assisto muito ao Luka, vejo como ele enfrenta as dobras defensivas. Mesmo jogando em ritmos diferentes, observar a estratégia dele para superar essa marcação tem me ajudado bastante.”
Asked Anthony Edwards about his growth against double teams over the last few months -- after previously being frustrated about those types of coverages.
— Dane Moore (@DaneMooreNBA) March 13, 2025
He said he's watched a lot of Luka Doncic film, and learned from that. https://t.co/lF58jWRhFL pic.twitter.com/3a929ElOAZ
Doncic: um mestre contra marcações duplas
Luka Doncic é constantemente um dos jogadores mais marcados por defesas duplas na NBA. O técnico do Lakers, JJ Redick, e o próprio LeBron James já mencionaram isso em seu podcast no ano passado. Apesar dessa forte marcação, Doncic se destaca em encontrar o companheiro livre, o que normalmente resulta em pontos fáceis para sua equipe.
Para Edwards e os Timberwolves, esse aprendizado tem surtido efeito. O time está em ótima fase, vencendo seus últimos cinco jogos consecutivos e subindo da nona para a sétima posição no Oeste. Agora, a equipe está a apenas meio jogo de distância do Golden State Warriors, sexto colocado.
Se Edwards continuar aplicando essas lições, Minnesota pode ser um time perigoso na reta final da temporada.