
27 de Março de 2025 postado por Renato Campos
A partida de quarta-feira (120 a 119) entre Lakers e Pacers teve contornos de filme de suspense. Em um jogo em que LeBron James passou quase todos os quatro quartos longe do habitual brilho, ele acabou emergindo no último segundo como herói absoluto. O veterano de 40 anos converteu um tapinha no estouro do cronômetro, encerrando uma sequência de três derrotas seguidas do Lakers e evitando uma derrota que seria dolorosa.
LEBRON JAMES WINS IT AT THE BUZZER pic.twitter.com/AZ2xR9zQYA
— ESPN (@espn) March 27, 2025
Desempenho abaixo do normal, mas contribuição em outras áreas
Ao longo do confronto, LeBron enfrentou muitas dificuldades no arremesso. Ele converteu apenas 4 de 12 tentativas de quadra, flertando com a possibilidade de ver sua imponente sequência de jogos com dois dígitos em pontuação chegar ao fim. Ainda assim, o camisa 6 ajudou de outras formas: disputou rebotes com intensidade (foram 13 ao todo), deu assistências (7) e tentou segurar a barra na defesa em meio ao momento ruim ofensivamente.
“Depois de duas semanas parado, leva um tempo até recuperar meu ritmo ofensivo… Mas consigo fazer outras coisas em quadra para ajudar a equipe, mesmo que não esteja acertando meus arremessos,” declarou James à ESPN após a partida. “Sempre fico no momento do jogo. Nunca fico muito empolgado ou muito pra baixo.”
Decisão nos instantes finais
Nos minutos derradeiros, parecia que o Lakers entregaria uma vantagem de seis pontos e permitiria mais uma virada amarga. O Pacers mostrou agressividade no ataque, encurtando a diferença ponto a ponto, e chegou a ficar à frente restando menos de um minuto para o fim. Mas, quando o time de LA precisava, Luka Doncic e Rui Hachimura deram um respiro, deixando a equipe novamente próxima da vitória.
Foi então que aconteceu o lance decisivo: Doncic arriscou um floater nos segundos finais — a bola bateu no aro e parecia que a partida iria para a prorrogação. Até que LeBron apareceu para dar o tapinha salvador: “That’s ball game!” exclamou o astro, enquanto todo o elenco o cercava em comemoração.
“THAT’S BALL GAME!”
— LakeShowYo (@LakeShowYo) March 27, 2025
- LEBRON REALLY THE GREATEST EVER pic.twitter.com/AidsLOIPPK
Alívio após sequência de derrotas
O Lakers vinha de três derrotas consecutivas, todas por dígitos duplos de diferença no placar, o que acendia um sinal de alerta no elenco. Ter a chance de vencer o Pacers — e quase desperdiçar — foi um grande teste de nervos. Ao final, a equipe respirou aliviada, com a certeza de que um tropeço ali seria um duro golpe na briga por melhores posições no Oeste.
“É só não desanimar. Mantive a cabeça no lugar, continuei ajudando. Às vezes, você não consegue pontuar muito, mas ainda pode fazer diferença no rebote, no passe, na defesa,” explicou James.
Papel de LeBron na liderança e no vestiário
Mesmo com uma performance ofensiva discreta durante boa parte do jogo, James atuou como um verdadeiro líder, motivando os companheiros em meio à sequência negativa. Ele ressaltou que “nunca se entrega”, independente do aproveitamento nos arremessos, pois sabe da capacidade que tem de influenciar o resultado de outras maneiras.
Também não deixa de ser simbólico que, no fim, o arremesso decisivo tenha saído de suas mãos — ainda que de modo