
15 de Março de 2025 postado por Renato Campos
A temporada 2024-25 está longe de terminar e o Lakers já se vê no centro de várias especulações para o próximo ano. Enquanto a maioria das atenções está voltada para o futuro de Luka Doncic – afinal, renovar com um jogador dessa magnitude é prioridade máxima para o Lakers –, há outros assuntos na pauta, como a busca por um pivô de origem e a iminente opção de jogador de LeBron James. Tudo isso acaba deixando pouco espaço para discutir detalhes que também podem fazer toda a diferença no futuro do Lakers.
Dorian Finney-Smith pode deixar o Lakers?
É justamente nesse contexto que Dorian Finney-Smith surge como um personagem que merece atenção. Desde que chegou ao Lakers, ele trouxe mais versatilidade defensiva e equilíbrio no perímetro, além de contribuir para a química do time em quadra. Embora os números ofensivos não saltem aos olhos, Finney-Smith faz parte de um perfil de atleta cada vez mais valorizado na NBA: o famoso “3- D” (capaz de arremessar de três pontos e defender em alto nível).
Com uma player option de US$ 15,4 milhões para a temporada 2025-26, Finney-Smith poderá recusar esse valor caso sinta que há mercado para buscar um contrato mais vantajoso a longo prazo. Em entrevista recente, deixou claro que não pensa em abrir mão de ganhos financeiros em troca de estabilidade no Lakers, reforçando que primeiro é preciso cuidar do próprio futuro.
"Você viu o que acabou de acontecer com o Luka? Então, você tem que se certificar de cuidar de si mesmo primeiro. Precisamos terminar a temporada com força. Se vencermos, todo mundo sai ganhando."
Rumo à Offseason e as preocupações do Lakers
Para o Lakers, a próxima offseason tem tudo para ser agitada. A equipe precisa cuidar da renovação de Doncic, mapear a situação salarial geral, lidar com a possibilidade de LeBron James exercer sua opção ou, quem sabe, renegociar com um valor menor para abrir espaço. Nesse cenário, somar a possível alta pedida salarial de Finney-Smith só aumenta a complexidade das negociações.
Claro que não é o momento de desespero para o Lakers. A franquia segue confiante de que a união de um elenco competitivo com o histórico vencedor de LeBron será suficiente para manter os jogadores motivados e, se possível, aceitar eventuais acordos benéficos para a formação de um time forte. Entretanto, a cada temporada que passa, as contas ficam mais justas, os contratos encarecem e, às vezes, é necessário fazer escolhas difíceis.
O certo é que, se o Lakers mantiver o bom nível de competitividade, Finney-Smith seguirá valioso – tanto como peça fundamental na rotação, como potencial moeda de troca. Seja qual for o desfecho, o fato é que o time precisará de jogo de cintura na offseason. Manter ou não essa “cola” defensiva no elenco pode ser decisivo para as aspirações de título de Los Angeles.