
26 de Março de 2025 postado por Renato Campos
O Lakers vive um momento de tensão dentro de quadra, mas nada comparado às provocações que rolaram fora dela entre LeBron James e Stephen A. Smith, apresentador do “First Take”, da ESPN. Ao participar do “The Pat McAfee Show” nesta semana, o jogador do Lakers falou pela primeira vez — e sem rodeios — sobre a troca de farpas que ocorreu no início do mês. A principal causa? Comentários de Smith sobre Bronny James, o filho de LeBron.
O começo da confusão
A desavença veio à tona durante a vitória do Lakers sobre o New York Knicks, no dia 6 de março, na Crypto.com Arena. LeBron abordou Smith ao vivo, chamando sua atenção por críticas que considerava pessoais demais dirigidas a Bronny. De acordo com Smith, o jogador teria dito algo do tipo: “Pare de m---- com meu filho, ele é meu filho.”
Damn LeBron stepped to Stephen A Smith pic.twitter.com/ZJIDcPU4dL
LegendOfWinning (@LegendOfWinning) March 7, 2025
Na época, Smith disse em seu programa, “The Stephen A. Smith Show”:
“Ele se aproximou de mim durante o jogo e disse: ‘Para de m--- com meu filho.’ Eu falei: ‘O quê?’ … Ele tava claramente irritado. Eu tentei encerrar a conversa na hora, mas ele insistiu, dizendo que era o filho dele e que eu precisava parar de falar. Eu entendi o recado — aquele não era só o jogador LeBron James, era um pai defendendo o filho.”
A resposta de LeBron no Pat McAfee Show
LeBron decidiu responder publicamente à versão de Smith no programa de Pat McAfee, mostrando certa dose de sarcasmo ao se referir ao comentarista:
“Ele está, tipo, em uma turnê estilo Taylor Swift agora. Ele começou dizendo: ‘Eu não queria falar disso, não ia falar disso, mas como o vídeo saiu…’ Como assim? Se tem uma pessoa que tava contando os segundos pro vídeo sair, é ele!”
“Stephen A Smith is like on a Taylor Swift tour run right now.
Ahmed/The Ears/IG: BigBizTheGod (@big_business_) March 26, 2025
It started off with I didn’t wanna address it, but since the video came out I have to.
LeBron James going in Stephen A Smith on ESPN on the Pat McAfee show
pic.twitter.com/7k6TPLXQ5h
Segundo LeBron, Smith “perdeu completamente o ponto” ao supor que o astro do Lakers estivesse incomodado com críticas esportivas:
“Nunca diria que não podem criticar jogadores. É o trabalho deles criticar e apontar quando um cara não está bem em quadra. Mas quando entra pro lado pessoal, é meu dever proteger minha casa e os jogadores da mídia, incluindo ele. E eu sei que agora ele vai ficar feliz pra caramba, ouvindo eu falar dele. Ele vai chegar em casa, abrir um sorvete e sentar de cueca no sofá. Relaxa, cara, relaxa.”
O que Stephen A. Smith tinha dito sobre Bronny?
O polêmico apresentador havia sugerido que Bronny, selecionado na 55ª escolha no último draft da NBA, estava no elenco do Lakers principalmente por ser filho de LeBron, insinuando um certo “nepotismo”. Em 29 de janeiro, no “First Take”, Smith argumentou:
“Estou tentando ser o mais respeitoso possível com LeBron, um dos dois ou três melhores jogadores da história. Mas, como pai, peço que pare com isso. Todo mundo sabe que Bronny está na NBA por causa do pai. É muito legal vê-los juntos, mas, eventualmente, a realidade aparece.”
Na ocasião, Smith usou como exemplo uma partida ruim de Bronny contra o Philadelphia 76ers, quando o jovem não acertou nenhum de seus cinco arremessos e foi muito explorado por Tyrese Maxey na defesa. Ainda assim, Smith disse torcer por Bronny e acreditar no potencial do garoto.
Bronny e sua resposta em quadra
Bronny James parece ter reagido às críticas de forma exemplar. Na última semana, ele teve duas atuações marcantes:
Contra o Milwaukee Bucks: marcou 17 pontos e distribuiu cinco assistências em 30 minutos, aproveitando ausências de alguns titulares no Lakers.
No South Bay Lakers (G League): registrou 39 pontos na vitória sobre o Santa Cruz Warriors, mostrando evolução em arremessos e liderança ofensiva.
Com esses números, Bronny reforçou a ideia de que pode, sim, crescer na liga pelos próprios méritos e não apenas pelo sobrenome que carrega.
Até onde vai o engajamento...
A polêmica entre LeBron James e Stephen A. Smith escancara como a linha entre a crítica esportiva profissional e o ataque pessoal pode ser tênue quando há parentes envolvidos — no caso, Bronny James. De um lado, Smith alega estar apenas fazendo seu trabalho ao analisar o desempenho (na visão dele) ainda imaturo de Bronny. De outro, LeBron sente que certos comentários extrapolam o que seria justo criticar, tocando em assuntos familiares que, segundo ele, não devem ser banalizados por quem comenta esporte.
Independentemente de quem esteja certo, Bronny vem mostrando dentro de quadra que pode justificar sua vaga na NBA pelos próprios feitos. E LeBron deixou claro que, quando se trata de defender o filho, não medirá esforços — seja para responder dentro ou fora das quatro linhas.