
27 de Março de 2025 postado por Renato Campos
O Lakers arriscou tudo ao trocar por Luka Doncic, estrela que o Dallas Mavericks enviou de forma surpreendente para Los Angeles. E, apenas algumas semanas depois, a decisão já parece compensar — o esloveno de 26 anos está em meio a uma fase inspirada, anotando 30 ou mais pontos em quatro jogos consecutivos. No último deles, na vitória dramática de 120 a 119 sobre o Indiana Pacers, Doncic chegou perto de ser o herói, mas viu seu floater final sair do aro para, em seguida, LeBron James garantir o triunfo no estouro do cronômetro.
LEBRON JAMES WINS IT AT THE BUZZER pic.twitter.com/AZ2xR9zQYA
— ESPN (@espn) March 27, 2025
Números e impacto imediato
Contra o Pacers, Doncic registrou 34 pontos, 7 rebotes e 7 assistências, com aproveitamento de 11-21 nos arremessos de quadra e 6-10 nas bolas de três. Ele foi o cestinha da partida para o Lakers e quase decidiu por conta própria nos segundos finais. Entretanto, o lance que acabou parando no aro abriu espaço para que LeBron brilhasse com a cesta da vitória.
A trajetória de Doncic em Los Angeles já passou por altos e baixos em poucos jogos: desde sequências de vitórias empolgantes até reveses que deixaram o elenco em alerta. Esse conjunto de situações deu corpo à rápida adaptação do esloveno, que tem contado com o apoio dos novos companheiros.
“Só estou tentando jogar meu jogo. Todos os meus companheiros me apoiam. Eles me dão suporte,” disse Doncic em entrevista pós-jogo à ESPN.
Luka Doncic post win ESPN interview. pic.twitter.com/8YWdv3ojzU
— Luka Updates (@LukaUpdates) March 27, 2025
Trabalho em progresso e química em construção
Apesar da grande fase individual, Doncic reconhece que ainda existe um caminho a percorrer até o Lakers alcançar todo o seu potencial. A lesão recente de LeBron James (distensão na virilha, que o tirou de ação por duas semanas) e a necessidade de integrar novos e antigos jogadores num mesmo sistema ajudam a explicar por que o time ainda não exibe 100% de entrosamento.
“Ainda é um trabalho em andamento. Muita coisa a ser ajustada na química e tudo mais. Mas não significa nada se a gente não vencer. Hoje conseguimos a vitória, então isso é ótimo,” completou Doncic.
Mesmo com as dificuldades, o esloveno e o time já deram mostras de quão perigosos podem ser quando funcionam coletivamente. À medida que LeBron retoma sua forma física e o elenco se consolida, a tendência é que a parceria entre James e Doncic torne o Lakers ainda mais assustador na reta decisiva da temporada.
Uma força ofensiva que o Lakers precisava
A decisão dos Mavericks de trocar Luka Doncic continua sendo um ponto de interrogação para muitos torcedores e analistas de NBA. Afinal, apesar de questões envolvendo condicionamento e hábitos de jogo, ele sempre se provou um dos melhores atletas da liga. Agora, é o Lakers que colhe os frutos do talento do esloveno, capaz de anotar 30 ou mais pontos em sequência.
Com quatro partidas seguidas acima dos 30 pontos, Doncic se tornou o primeiro jogador do Lakers a atingir tal façanha desde que LeBron o fez, em 2022, segundo estatísticas da ClutchPoints. Na vitória sobre o Pacers, o camisa 77 não só anotou números expressivos como também ajudou a segurar a onda nos momentos decisivos, antes de LeBron definir o placar.