
25 de Março de 2025 postado por Renato Campos
O Lakers se encontra em mais uma má fase nesta temporada, ao sofrer a terceira derrota seguida na noite de segunda-feira para o Orlando Magic. O pior é que essas derrotas foram todas por ampla margem, sendo duas delas com LeBron James retornando às quadras após se ausentar por sete partidas devido a uma lesão na virilha.
Momento de desânimo e necessidade de correções
Até mesmo o técnico JJ Redick reconheceu que o time está passando por um período de “moleza” — um desânimo que precisa ser sanado urgentemente, pois a equipe ainda briga por classificação nos playoffs. Para Luka Doncic, a saída está em retomar o nível de intensidade e defesa que o Lakers apresentou durante a sequência de oito vitórias consecutivas há algumas semanas.
“Acho que temos que lembrar como jogamos naquela sequência. Era um jogo físico. Tínhamos uma defesa incrível. Acho que ficamos um pouco satisfeitos, não podemos nos acomodar agora.”
Um primeiro tempo promissor, mas fôlego curto
Contra o Orlando Magic, o Lakers até apresentou um basquete mais próximo do que se viu durante sua melhor fase na temporada — porém, apenas no primeiro tempo. No segundo, o time perdeu a consistência na defesa, de forma parecida ao que ocorreu na pesada derrota para o Chicago Bulls, quando tomou 31 pontos de diferença.
“Temos que jogar do jeito que jogamos no primeiro tempo durante os 48 minutos, não só 24,” reforçou Doncic.
Luka Doncic: "I think we just got to look back at the way we played at that 8-game winning streak… I think we just got a little bit satisfied, we can't afford that right now." #LakeShow pic.twitter.com/YrorMZIQtE
— Spectrum SportsNet (@SpectrumSN) March 25, 2025
Problemas na defesa e liderança de Doncic e LeBron
JJ Redick já vinha alertando que a queda de rendimento defensivo é um luxo que o Lakers não pode se permitir, sobretudo por não ser uma equipe de grande presença física na proteção do garrafão. Nesse sentido, Doncic admite que cabe a ele e a LeBron James assumirem o papel de líderes e elevarem o nível de intensidade e comunicação de todos em quadra.
“Eu e o Bron temos que ser esses caras. É minha responsabilidade melhorar, falar mais. No primeiro tempo, eu falo bastante, depois paro. Não deveria acontecer.”
Próximos passos para o Lakers
O time atravessa um ponto crítico da temporada regular, com possibilidade de cair na tabela de classificação se não der a volta por cima. Resta pouco tempo para acertar a rota e reencontrar o basquete que o time estava jogando recentemente. Está claro o que o time precisa:
- Melhorar a defesa: Limitar os adversários e reduzir falhas de comunicação.
- Manter a intensidade por 48 minutos: A energia do primeiro tempo precisa ser sustentada ao longo de todo o jogo.
- Liderança de Doncic e LeBron: Ambos devem guiar o elenco para recuperar a solidez e a confiança.
A temporada ainda está em aberto, mas cada derrota afunda a equipe um pouco mais em uma Conferência Oeste extremamente competitiva. Se Doncic e LeBron conseguirem recolocar o time nos trilhos, o Lakers ainda pode dar trabalho para os favoritos na reta decisiva. Entretanto, o tempo é curto, e o time precisa retomar o foco defensivo e a mentalidade vencedora o quanto antes.