
28 de Março de 2025 postado por Renato Campos
O Lakers tem tudo para garantir uma vaga direta nos playoffs — sem precisar do Play-In — embora esteja passando por uma fase bastante preocupante nos últimos jogos. Com LeBron James e Luka Doncic formando uma dupla poderosa, o time finalmente achou o ritmo desejado, mesmo ainda enfrentando algumas oscilações. Atualmente com uma campanha de 44-29 e na quarta posição da Conferência Oeste, o objetivo é manter-se nessa colocação nos últimos jogos da temporada regular.
Situação atual na temporada regular da NBA
Nuggets: 3º lugar (46-28)
Lakers: 4º lugar (44-29)
Grizzlies: 5º lugar (44-29)
Com menos de 10 jogos restantes na temporada regular, cada vitória (ou derrota) pode determinar o adversário inicial do Lakers nos playoffs.
O cenário ideal: manter-se em quarto e encarar o Memphis Grizzlies na primeira rodada
A situação dos Lakers hoje (quarto lugar) projeta um confronto contra o Memphis Grizzlies, que encontra-se em quinto, também com 44-29. Historicamente, enfrentar Memphis nos playoffs tem sido favorável à equipe de Los Angeles: basta lembrar que, em 2023, o time eliminou o Grizzlies — que era segundo colocado — ainda na primeira rodada, resolvendo a série em seis jogos.
Na atual temporada (2024-25), o Lakers lidera 2-1 no confronto direto, embora todos esses duelos tenham acontecido antes da chegada de Luka. Agora, com um elenco renovado e ainda mais perigoso no ataque, Los Angeles poderá explorar as limitações defensivas do Grizzlies, sobretudo porque Memphis não conseguiu uma grande aquisição no trade deadline para reforçar a ala com um defensor de elite.
Ainda que Ja Morant e Jaren Jackson Jr. representem um grande desafio, a expectativa é que o Lakers, contando com a dupla Doncic-LeBron, consiga achar brechas no perímetro e pressionar a defesa adversária. Um confronto inicial contra Memphis dá ao Lakers a oportunidade de se impor diante de um rival que já conhece bem — e que, na teoria, não possui recursos suficientes para anular dois criadores de elite.
O cenário de pesadelo: encarar o Denver Nuggets logo na primeira rodada
Se a primeira opção é animadora, a segunda é tudo o que o Lakers quer evitar: enfrentar o Denver Nuggets no Round 1. Pelas duas últimas temporadas, o time liderado por Nikola Jokic tem atormentado Los Angeles nos playoffs. Em 2023, varreu os Lakers na Final de Conferência; e na temporada seguinte, venceu a série por 4-1 na primeira rodada.
É verdade que, em 2024-25, com a aquisição de Doncic, o confronto contra Denver terminou empatado em 2-2 na temporada regular, incluindo vitórias do Lakers quando Luka estava em quadra. Porém, é difícil apostar contra os Nuggets enquanto Jokic segue em nível de MVP. Além disso, a rotação de pivôs do Lakers vem sendo um problema desde que a troca por Mark Williams foi cancelada, forçando a franquia a recorrer a Alex Len — que não agradou — e a promover Jaxson Hayes como titular.
Hayes tem desempenhado bom papel defensivo e é uma opção de finalização no garrafão, mas, se entrar em problemas de faltas, o Lakers não possui outra peça confiável para conter Jokic. O Nuggets se mantém sólido no terceiro lugar (46-28), portanto, um possível encontro na primeira rodada só ocorreria se o Lakers despencasse na tabela nas últimas partidas.
Para o Lakers, restam poucos jogos, e a margem de erro é mínima. Permanecer em quarto lugar significa encarar o Grizzlies, que, ao menos na teoria, é um confronto mais favorável, dadas as experiências passadas nos playoffs. Já cair para o quinto ou sexto lugar — ou mesmo mais abaixo — pode resultar em um duelo precoce contra o Denver Nuggets, um rival que historicamente tem sido a “kriptonita” do time de LA em anos recentes.
Com LeBron ainda ajustando seu retorno após lesão e Luka Doncic se entrosando cada vez mais, o time precisa manter foco total para evitar deslizes que possam custar caro. Se conseguir fechar a fase regular em alto nível, o Lakers reforça as chances de seguir longe nos playoffs, rumo ao objetivo maior de conquistar mais um título na era de LeBron James.