
01 de Abril de 2025 postado por Paola Zanon
Não é novidade nenhuma que os holofotes de Los Angeles estão sempre apontados para LeBron James e Luka Doncic, mas um nome dentro do Lakers tem conquistado um lugar diante deles: Austin Reaves.
O armador, que não chegou nem a ser draftado na NBA, vem mostrando uma evolução impressionante desde a pausa para o All-Star Weekend, que coincide com a chegada de Luka Doncic ao time.
Reaves tem assumido a responsabilidade quando LeBron e Doncic são desfalques, mas não só nestes casos. Ele tem sido peça essencial nas vitórias do Lakers, conseguindo se destacar mesmo quando joga ao lado de dois astros —e essa não é uma tarefa fácil.
Em um recorte de seus 10 últimos jogos, Austin soma médias de 22 pontos, 4,8 assistências, 4,4 rebotes, um roubo de bola e meio toco em 33 minutos e uma média superior a 50% de aproveitamento nos arremessos de quadra.
Isso significa que não foi apenas seu jogo ofensivo que evoluiu, mas defensivo também. No começo dessa temporada mesmo, seria até engraçado imaginar que ele sairia bloqueando arremessos de seus adversários no garrafão.
Além disso, ele também quebrou seu próprio recorde pessoal de pontos ao registrar 45 em cima do Indiana Pacers, liderando o Lakers a uma grande vitória em um jogo sem Luka e LeBron.
Um Big-3 no Lakers?
Reaves já vinha mostrando evolução em quadra antes da chegada de Luka Doncic ao Lakers, afinal, já contava com a inspiração LeBron James ao seu lado. Mas o esloveno parece ter acelerado ainda mais esse processo.
Mesmo jogando na mesma posição que a nova estrela, Austin não perdeu espaço na rotação —muito pelo contrário. Os dois conseguiram construir uma química capaz de ditar até o ritmo do Lakers na partida.
Doncic confia em Reaves e Reaves confia em Doncic, o que resultou em um maior número de assistências registradas pelo jogador não draftado, além de um maior volume de bolas que ele recebe a partir de jogadas criadas pelo esloveno.
"Ele é um jogador incrível. Ele não ser selecionado [no Draft] é inacreditável. Não é fácil não ser selecionado e jogar nesse nível e é incrível apenas estar ao lado dele", declarou Luka, sobre jogar no mesmo time que Austin.
A química entre os dois, somada à química dos dois com LeBron James pode fazer o torcedor do Lakers sonhar com um grande Big-3 no time muito em breve.