
10 de Abril de 2025 postado por Antonio Collar
Oitava escolha no badalado Draft de 2019, Jaxson Hayes é um pivô atlético, mas que ainda busca consolidar seu espaço como titular absoluto na NBA. No Lakers, este papel caiu no seu colo após a saída de Anthony Davis, especialmente depois que a troca por Mark Williams foi desfeita.
Curiosamente, assim como Davis, Hayes começou sua trajetória profissional no New Orleans Pelicans, onde teve bons momentos vindo do banco de reservas, mas nunca se firmou como peça central da equipe. Ainda assim, suas enterradas explosivas e verticalidade no garrafão sempre foram notadas.
Jaxson Hayes estatísticas
Na carreira: 6.8 pontos, 3.9 rebotes, 0.5 assistências, 0.9 tocos
Melhor temporada da carreira: 9.3 pontos, 4.5 rebotes, 1.0 toco (2021-22)
Melhores marcas: 23 pontos (2021), 12 rebotes (2022), 4 tocos (2021)
Por equipes:
New Orleans Pelicans (2019–2023) – 7.5 pontos, 4.0 rebotes, 0.6 tocos
Los Angeles Lakers (desde 2023) – 4.3 pontos, 3.1 rebotes, 0.9 tocos
Jaxson Hayes contrato
Jaxson Hayes assinou contrato com o Los Angeles Lakers em julho de 2023. O pivô fechou vínculo de dois anos por U$ 4.6 milhões no total (cerca de R$ 26 milhões). Seu vínculo atual é de uma Player Option no valor de U$ 2.4 milhões que ele exerceu antes da temporada 2024-25.
Ao final do contrato, Hayes se tornará um agente livre irrestrito, podendo assinar com qualquer outra franquia, inclusive o próprio Lakers. É pouco provável que ele permaneça, mas isso dependerá o rendimento apresentado nos Playoffs.
No elenco atual do Lakers, Hayes tem um dos contratos mais acessíveis. Ele custa menos que pivôs de perfil semelhante, como Mo Bamba (U$ 5.0 milhões) e Xavier Tillman (U$ 6.5 milhões).
Jaxson Hayes biografia
Jaxson nasceu em 23 de maio de 2000, na cidade de Norman, Oklahoma. Seu pai, Jonathan Hayes, jogou como tight end na NFL por quase uma década, enquanto sua mãe, Kristi Hayes, foi jogadora de basquete universitário por Drake University.
Com esporte presente na sua vida desde cedo, Hayes teve destaque no ensino médio e rapidamente chamou atenção de universidades de primeiro nível no basquete norte-americano. Sua única temporada na NCAA, defendendo a Universidade do Texas, foi suficiente para convencer os olheiros da NBA: em 2019, foi selecionado na 8ª escolha do Draft.
Em seis anos na NBA, nunca confirmou o potencial que se projetava quando foi escolhido. Neste ano, porém, terá uma chance valiosa de ser titular nos Playoffs ao lado de LeBron James e Luka Doncic. Prestes a se tornar agente livre, poderá mostrar aos Lakers e ao mercado seu valor.