
19 de Maio de 2025 postado por Paola Zanon
Os Playoffs do Boston Celtics ficaram marcados por uma triste imagem: a grave lesão de Jayson Tatum durante o Jogo 4 contra o New York Knicks, válido pelas semifinais da Conferência Leste.
No dia seguinte, o ala passou por exames de imagem e foi constatada uma ruptura do tendão de Aquiles; Tatum foi imediatamente levado para cirurgia, que foi bem-sucedida. E quem também sofreu esse tipo de lesão foi seu maior ídolo no mundo do basquete: Kobe Bryant.
Uma coincidência bizarra: o tempo da lesão
O ídolo do Los Angeles Lakers rompeu o tendao de Aquiles em abril de 2013, durante um jogo de temporada regular contra o Golden State Warriors. E há uma coincidência bizarra entre as lesões de Jayson e Kobe: as duas aconteceram faltando apenas três minutos e oito segundos para o fim das partidas em que eles se machucaram.
Tempo de recuperação também pode ser o mesmo
Enquanto a coincidência do tempo das lesões é algo estranho, os fãs do basquete também torcem para que haja outra semelhança entre os machucados de Tatum e Bryant: o tempo de recuperação.
Inicialmente, foi divulgado que Jayson só poderá voltar a jogar em 2026, já que o tempo normal de recuperação após a cirurgia é de nove meses a um ano. Mas Kobe voltou antes do tempo previsto, em uma época que a medicina e os tratamentos não eram tão avançados quanto são hoje.
Tatum x Kobe: mesma lesão, diferentes momentos
Além disso, o ídolo do Lakers já estava com 34 anos quando rompeu o tendão de Aquiles. Mesmo assim, ele voltou a jogar em dezembro do mesmo ano —oito meses depois de se lesionar. Tatum, por sua vez, tem apenas 27 anos e nenhum histórico de lesões, atingindo uma média de 73 jogos por temporada, sem contar os Playoffs.
Com menos idade e com os avanços nos tratamentos de recuperação, é bastante possível que o ídolo do Celtics volte a jogar até mesmo no começo da próxima temporada, em outubro.