Espalhe!
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • Bate Papo 0
    Renato Campos

    14 de Maio de 2025 postado por Renato Campos

    lakers_enfrenta_duras_criticas_antes_dos_playoffs

    Às vésperas dos playoffs da NBA 2025, o Lakers entra com uma das campanhas mais sólidas desde a bolha de 2020. A chegada de Luka Doncic em fevereiro mudou o patamar do time, trazendo nova dinâmica ofensiva e levando o Lakers ao terceiro lugar do Oeste com 50 vitórias. Mas nem tudo é otimismo. Uma série de observações críticas feitas por analistas e insiders da liga serve como alerta para a equipe comandada por JJ Redick.

    A mais recente veio pela ESPN colocando em cheque o desempenho defensivo de Doncic e LeBron, e sobre a falta de estatura no garrafão do Lakers.

    “Vão matar os dois no pick-and-roll”: defesa pode ser alvo estratégico

    “Luka precisa marcar alguém, e você pode desgastá-lo,” disse um scout a ESPN. “Quando LeBron está no lado fraco, ele troca para não se movimentar tanto. Já vi ele fazer isso várias vezes em uma mesma posse. Nos playoffs, os times vão colocar os dois no pick-and-roll.”

    A análise aponta para um cenário recorrente na pós-temporada: o foco obsessivo dos adversários em atacar pontos fracos individuais. Segundo o scout, embora LeBron seja experiente e evite cometer faltas, ele pode ser explorado em situações específicas — especialmente com o “matchup certo”.

    “Ele é incrível, isso não se discute. Mas é um ponto de preocupação.”

    Falta de um pivô tradicional também é vista como vulnerabilidade

    Outro ponto levantado foi o uso de formações sem pivôs de ofício. Desde a troca de Luka, o Lakers adotou como base a chamada “death lineup” com Doncic, Austin Reaves, LeBron, Dorian Finney-Smith e Rui Hachimura. Embora ofensivamente letal, esse quinteto levanta dúvidas sobre como lidará com adversários de maior presença física no garrafão.

    “Luka historicamente faz os pivôs jogarem grandes temporadas. Harden também fez isso agora com o Zubac. O Lakers está pedindo para Rui e Finney-Smith jogarem como pivôs, e eles têm habilidades mais difíceis de elevar com Luka. Tudo vai depender se eles acertarem os arremessos,” completou o executivo.

    Paul Pierce aponta os piores pesadelos para Luka

    ICONSPORT-257111-0082-1

    A preocupação com Luka não se limita ao lado tático. Segundo o ex-jogador Paul Pierce, o camisa 77 do Lakers terá problemas com marcadores muito específicos.

    “Acho que o Luka está preocupado com o Draymond (Green) e o Jimmy Butler,” disse Pierce no programa Speak, da FS1. “Dois caras que podem marcá-lo. E além disso, ele vai ter que defender no outro lado da quadra. Vão colocá-lo em situações difíceis.”

    Não por acaso, tanto Draymond Green quanto Jimmy Butler são dois dos defensores mais físicos e inteligentes da NBA, especialistas em expor as falhas alheias nos momentos grandes. E nos playoffs, Luka sabe que cada fraqueza será explorada até o limite.

    Lakers tem muito mais pontos positivos que negativos

    ICONSPORT-256896-0098

    Apesar dos pontos levantados, o Lakers possui trunfos importantes:

    Um ataque entre os mais eficientes da NBA desde a chegada de Doncic

    Versatilidade de jogadores como Finney-Smith e Vanderbilt na defesa

    A liderança mental e o controle de ritmo que apenas LeBron e Luka juntos podem oferecer

    Além disso, JJ Redick tem utilizado as últimas semanas para testar rotações híbridas, combinando defesa, rebote e espaçamento, e pode ainda ajustar a minutagem de Jaxson Hayes para situações específicas.

    A série contra o Minnesota Timberwolves, com Anthony Edwards em ascensão e Rudy Gobert no garrafão, será o primeiro grande teste. E pode revelar se o otimismo será confirmado ou se os alertas se transformarão em problemas reais.

    Olhos abertos, mas confiança em alta

    O Lakers não entra como franco favorito, mas chega com elenco estrelado, mando de quadra e uma identidade ofensiva consolidada. Os questionamentos sobre a defesa de Luka e LeBron são legítimos, mas é justamente isso que torna os playoffs fascinantes: onde se vence com ajustes, inteligência e entrega.

    A chave será simples: se o ataque continuar dominante e a defesa segurar o necessário, o time de Los Angeles tem tudo para avançar. Mas todo cuidado é pouco.

    Fala aí!

    Lakers Brasil: Desde 2006, tudo sobre o Los Angeles Lakers

    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    logo labr